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Cartografia Geográfica: considerações críticas e proposta para ressignificação de práticas cartográficas na formação do profissional em geografia (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: GIRARDI, GISELE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Assunto: CARTOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Objetivando a melhoria do ensino de Cartografia nos cursos superiores de Geografia no Brasil, esta pesquisa discute a ressignificação da Cartografia Geográfica e apresenta proposta de organização de conteúdos para as disciplinas de Cartografia desses. Organiza-se em três partes. Na primeira, Bases da Cartografia Geográfica, são apresentados: resgate histórico da trajetória da Cartografia e da Geografia, identificando as razões do declínio do uso dos mapas por esta e o contraponto com as geotecnologias; panorama geral da Cartografia contemporânea numa perspectiva teórica; e o escopo da Cartografia Geográfica a partir de tais considerações. Na segunda, A Cartografia Geográfica e seu ensino no Brasil, objetiva-se compreender as implicações da institucionalização da Geografia no Brasil, por meio da criação de cursos superiores, e da "democratização" do ensino básico (Lei n. 5.692/71) na configuração da Cartografia Geográfica brasileira, incluindo a estruturação da pesquisa em Cartografia escolar. Na terceira parte, Proposta de organização de conteúdos para a Cartografia Geográfica, são apresentadas três disciplinas-projetos nas quais busca-se articular a construção do pensamento espacial do graduando, o desenvolvimento de habilidades para atuação profissional e o arcabouço conceitual da Cartografia Geográfica. Para a exposição técnica e reflexão sobre procedimentos e produtos são utilizadas representações gráficas sobre a bacia hidrográfica do rio Itaúnas, EspíritoSanto. Conclui-se: 1. que a compreensão da história da Cartografia Geográfica brasileira fornece elementos para o entendimento do momento atual, considerando o paradigma da visualização cartográfica e as alterações curriculares em curso devidas à LDB de 1996; 2. que a ressignificação da Cartografia Geográfica, ou seja, a compreensão do mapa como instrumento de cognição e não só como meio de comunicação, pode transformá-la em elemento articulador de ) conteúdos na formação; 3. que a Cartografia Geográfica pode compor a base de um programa de Pós-Graduação em Cartografia, atendendo demandas de pesquisa da Geografia
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.05.2003

  • Como citar
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    • ABNT

      GIRARDI, Gisele. Cartografia Geográfica: considerações críticas e proposta para ressignificação de práticas cartográficas na formação do profissional em geografia. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Girardi, G. (2003). Cartografia Geográfica: considerações críticas e proposta para ressignificação de práticas cartográficas na formação do profissional em geografia (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Girardi G. Cartografia Geográfica: considerações críticas e proposta para ressignificação de práticas cartográficas na formação do profissional em geografia. 2003 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Girardi G. Cartografia Geográfica: considerações críticas e proposta para ressignificação de práticas cartográficas na formação do profissional em geografia. 2003 ;[citado 2024 abr. 24 ]

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