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Poética da maciez: pinturas e objetos (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: SERRA, LEDA CATUNDA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CAP
  • Subjects: ARTES; PINTURA
  • Language: Português
  • Abstract: Trabalha-se aqui com a visualidade da pintura que aparenta moleza ou que é efetivamente mole, aliando essa característica à da maciez e da imagem não agressiva que se dá através da criação de formas transmutadas das coisas comuns tiradas do mundo. A Poética da Maciez pode ser entendida através de uma série de pinturas-objeto cuja espessura ou modo de construção conferem uma aparência amolecida às obras. Apresenta-se uma série de trabalhos que vem sendo realizada no período de seis anos paralelamente a este estudo sobre a natureza e características da minha produção. Para a realização desse estudo, procurou-se desenvolver e refletir sobre a própria produção, buscando também analogias na obra de outros artistas que abordaram questões relativas ao tema do amolecimento. Claes Oldenburg, Robert Morris, Robert Rauschenberg, Antonio Dias, José Resende e Nelson Leirner são alguns dos artistas em cuja obra foram encontrados pontos de afinidade. A partir da observação direta e análises de suas obras, tornou-se possível criar pontes entre o pensamento desses artistas e a produção plástica aqui em questão, bem como interpretações e a criação de instrumentos para a leitura das pinturas.) Foram ainda reavaliados e descritos aqui os caminhos anteriores à Poética da Maciez: o início da produção, a evolução dos trabalhos e as alternâncias de percurso até o momento atual. Um mapeamento dos processos de criação e das metodologias adotadas foi elaborado, baseado na ordem dosestudos e relacionando os procedimentos empregados na feitura das obras. Realizou-se uma análise e ordenação da produção das obras, privilegiando a visão do mole e objetivando estabelecer uma diferenciação entre as estratégias utilizadas. Os trabalhos foram separados por grupos, tomando-se por critério a observação das características e procedimentos próprios, tanto visuais quanto de significados, no que tange especificamente ao modo como se manifestam o amolecimento e a maciez em cada um deles. Nas análises que se seguem das cinco obras escolhidas como sinalizadoras do percurso, foi possível usar muito do instrumental desenvolvido durante a pesquisa, localizando referências pontuais e avançando nas leituras sobre a Poética da Maciez
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.03.2003

  • How to cite
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    • ABNT

      CATUNDA, Leda. Poética da maciez: pinturas e objetos. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Catunda, L. (2003). Poética da maciez: pinturas e objetos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Catunda L. Poética da maciez: pinturas e objetos. 2003 ;[citado 2024 abr. 26 ]
    • Vancouver

      Catunda L. Poética da maciez: pinturas e objetos. 2003 ;[citado 2024 abr. 26 ]

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