Exportar registro bibliográfico

O olhar do professor para a formação contínua em um cenário de projetos (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: ISHIHARA, CRISTIANE AKEMI - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL; EDUCAÇÃO PERMANENTE
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta dissertação se caracteriza como qualitativa, com dados predominantemente descritivos, com análise detalhada do processo e com conclusões que seguem por raciocínio indutivo a partir dos dados, seguindo a conceituação de pesquisa como estudo de caso. Este trabalho tem a intenção de evidenciar o papel do professor em seu processo de formação contínua e responder à questão: " O projeto de formação dos agentes formadores e o projeto do professor em formação encaixam-se/ convergem/ confluem?" O ambiente de estudo é o projeto "Matemática: formação de professores das séries iniciais", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e realizado no período de 1996 a 2000. Foram analisados dois âmbitos deste programa: o dos formadores, pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e oito professoras da EMEF Dr. Hugo Ribeiro de Almeida, parceira deste projeto de formação. Em relação aos formadores, foram analisados os documentos ou propostas oficiais que explicitam as intenções em relação à formação contínua de professores. A partir desses instrumentos, investigou-se que concepções de formação estavam presentes nesta proposta. Em relação às professoras da escola, utilizou-se um questionário e seus relatórios enviados ao agente financiador com o objetivo de identificar seus projetos individuais de formação. Nos dois âmbitos, buscou-se verificar em que sentido se aproximam ou se distanciam os interesses e metas de formadorese de professores. Para efetuar a leitura dos dados obtidos a partir dos instrumentos foram utilizadas as idéias discutidas por Ginzburg sobre a metodologia indiciária. Com base em Pérez Gómez e Boutinet encontrou-se a fundamentação teórica relativa a formação de professores e a projetos, que possibilitou um novo olhar para o professor, um profissional que é autor do seu projeto de formação, bem como revelou possíveis encaminhamentos ) que formadores e órgãos de formação podem incluir em suas propostas a fim de que elas efetivamente contribuam com o desenvolvimento profissional do professor
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.05.2003

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ISHIHARA, Cristiane Akemi. O olhar do professor para a formação contínua em um cenário de projetos. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Ishihara, C. A. (2003). O olhar do professor para a formação contínua em um cenário de projetos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Ishihara CA. O olhar do professor para a formação contínua em um cenário de projetos. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Ishihara CA. O olhar do professor para a formação contínua em um cenário de projetos. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024