Exportar registro bibliográfico

Esporte escolar: uma visão do comportamento de liderança dos professores de educação física na percepção dos alunos (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: MARTIN, ROSA HELENA CAHALI - EEFE
  • Unidade: EEFE
  • Sigla do Departamento: EFE
  • Assuntos: PSICOLOGIA DO ESPORTE; EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; LIDERANÇA; PRÁTICA DE ENSINO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente estudo visa investigar o comportamento de liderança apresentado pelos professores de Educação Física, das modalidades coletivas de basquetebol, futebol, handebol e voleibol, atuantes na categoria infantil das práticas esportivas escolares, junto às equipes das escolas estaduais da cidade de São Paulo, que obtiveram a primeira classificação na fase da capital no campeonato escolar de 2002. A amostra foi constituída por 87 alunos participantes da prática esportiva nas escolas estaduais. Procurou-se identificar a predominância de comportamento de liderança dos professores das práticas esportivas escolares segundo a percepção alunos. O comportamento de liderança foi caracterizado por cinco dimensões apresentadas pela Escala de Liderança no Desporto: Comportamento Treino-Instrução; Comportamento de Suporte Social; Comportamento de Reforço; Comportamento Democrático e Comportamento Autocrático. Para comparar os escores das diferentes dimensões entre os gêneros e entre as modalidades foram utilizados os testes não-paramétricos de Friedman, o teste de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney. Os dados coletados foram analisados utilizando-se programas estatísticos: S A S, SPSS for Window e Microcal Origin. Os resultados apontam para uma predominância de dois comportamentos de liderança entre os professores observados, o comportamento de Treino/Instrução e de Reforço quando analisado o grupo inteiro. O comportamento de Suporte Social foi classificado na maioria das vezes como terceiro classificado; (Continua)(Continuação) porém em alguns casos este comportamento cedeu lugar ao Democrático. Todas as equipes apresentaram o comportamento Autocrático como quinto classificado. Estes resultados se assemelham aos escores encontrados em outras pesquisas realizadas com o mesmo questionário (ELD). Os dados indicam que os alunos percebem de forma diferente o comportamento de liderança de seus professores, de acordo com o gênero
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.03.2003

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MARTIN, Rosa Helena Cahali. Esporte escolar: uma visão do comportamento de liderança dos professores de educação física na percepção dos alunos. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Martin, R. H. C. (2003). Esporte escolar: uma visão do comportamento de liderança dos professores de educação física na percepção dos alunos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Martin RHC. Esporte escolar: uma visão do comportamento de liderança dos professores de educação física na percepção dos alunos. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Martin RHC. Esporte escolar: uma visão do comportamento de liderança dos professores de educação física na percepção dos alunos. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024