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Em busca da cidadania ativa de pessoas acometidas por paralisia cerebral: a contribuição da escola (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: PALUMBO, ELIANA SALA - FE
  • Unidade: FE
  • Subjects: DEFICIENTE FÍSICO; PARALISIA CEREBRAL; EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • Language: Português
  • Abstract: O presente trabalho investigou as reais possibilidades, limites, necessidades e especificidades de vida de uma pessoa com deficiência física decorrente de paralisia cerebral e as efetivas condições educacionais escolares a ele historicamente apresentadas com vistas a contribuir para a compreensão mais ampla dos fundamentos do elevado índice de ausência de pessoas acometidas por paralisia cerebral nas escolas regulares públicas ou privadas do município de São Paulo, bem como para ampliar a consideração da contribuição do conhecimento sistematizado para que todas as pessoas possam adequadamente exercer sua cidadania. Buscando retratar a realidade de forma completa e profunda, foram utilizadas diversas fontes de informação, em diferentes momentos e situações devidamente analisadas, interpretadas e assentadas em referenciais teóricos apresentados por autores que estudam a questão da cidadania e do desenvolvimento social e cognitivo de pessoas que tiveram paralisia cerebral de modo a permitir aos leitores uma generalização naturalística. Foram considerados fatores circunstanciais e históricos que determinaram os rumos da trajetória de vida do sujeito da pesquisa, bem como a questão da indignação e do despertar da ira moral enquanto poderosas bases para transformações. Foram considerados, ainda, os fundamentos das diretrizes das escolas em que estudou o sujeito deste trabalho no tocante à possibilidade e especificidade de escolarização de deficientes físicos porparalisia cerebral, considerando suas condições de participação, acesso, permanência e locomoção. Destacou-se que a uma atitude afetiva e ampla de escuta correspondem ações capazes de suscitar o sentimento de pertença do sujeito a um gurpo em que possa ter voz de fato, participar, exercer sua cidadania de modo a ter uma vida melhor individual e coletivamente, assumindo a escola o papel muito mais amplo que o de acesso a conhecimentos pontuais e específicos, ) na realidade constituindo poderoso instrumento para a construção de atitudes críticas que progressivamente contribuem para o enfrentamento de questões inicialmente tidas como invitáveis
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.04.2003

  • How to cite
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    • ABNT

      SALA, Eliana. Em busca da cidadania ativa de pessoas acometidas por paralisia cerebral: a contribuição da escola. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Sala, E. (2003). Em busca da cidadania ativa de pessoas acometidas por paralisia cerebral: a contribuição da escola (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Sala E. Em busca da cidadania ativa de pessoas acometidas por paralisia cerebral: a contribuição da escola. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Sala E. Em busca da cidadania ativa de pessoas acometidas por paralisia cerebral: a contribuição da escola. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]


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