Fraturas urbanas e a possibilidade de construção de novas territorialidades metropolitanas: a orla ferroviária paulistana (2002)
- Autores:
- Autor USP: SOUZA, CARLOS LEITE DE - FAU
- Unidade: FAU
- Sigla do Departamento: AUP
- Assuntos: DESENHO URBANO; ÁREAS METROPOLITANAS
- Idioma: Português
- Resumo: O trabalho aborda a questão da complexidade do território metropolitano contemporâneo. As novas dimensões presentes neste território - fragmentação, retalhamento, desarticulação, terrenos vagos, fluidez e rede de fluxos - são discutidas à luz de um objeto de estudo paradigmático desta problemática: a orla ferroviária paulista. As áreas residuais metropolitanas devem suportar os novos projetos urbanos e articular as novas territorialidades. O "terreno vago" como instrumento potencial para a construção do novo espaço público. As descontinuidades metropolitanas - fraturas urbanas - oferecem uma nova possibilidade de projeto. Após as abordagens iniciais que analisam os problemas presentes na orla ferroviária frente ao contexto global da transformação da metrópole pós-industrial e da leitura específica deste território, apresenta-se para o mesmo um "projeto-tese". Um ensaio projetual que procura especializar a tese da construção de uma nova territorialidade metropolitana a partir do território desarticulado e disponível da orla ferroviária paulistana. Defende-se para tanto a necessidade de um urbanismo dinâmico, adequado às demandas das transformações presentes na metrópole contemporânea
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.05.2002
-
ABNT
SOUZA, Carlos Leite de. Fraturas urbanas e a possibilidade de construção de novas territorialidades metropolitanas: a orla ferroviária paulistana. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Souza, C. L. de. (2002). Fraturas urbanas e a possibilidade de construção de novas territorialidades metropolitanas: a orla ferroviária paulistana (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Souza CL de. Fraturas urbanas e a possibilidade de construção de novas territorialidades metropolitanas: a orla ferroviária paulistana. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Souza CL de. Fraturas urbanas e a possibilidade de construção de novas territorialidades metropolitanas: a orla ferroviária paulistana. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas