Exportar registro bibliográfico

Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: JUNQUEIRA, CILENE RENNÓ - FO
  • Unidade: FO
  • Sigla do Departamento: ODS
  • Subjects: PACIENTES EM ODONTOLOGIA; ÉTICA ODONTOLÓGICA; ODONTOLOGIA LEGAL; TRATAMENTO ODONTOLÓGICO (PERCEPÇÃO)
  • Language: Português
  • Abstract: Para que o ensino da Odontologia se efetive, é necessária a realização de uma fase clínica que ocorre mediante o atendimento de pacientes em clínicas integradas ou setorizadas. A manutenção e recuperação da saúde bucal de pacientes, bem como a prevenção de doenças é o objetivo do exercício da Odontologia. Portanto, desde o ensino da graduação, o cuidado com a saúde dos pacientes deve ser a meta a ser atingida. Por outro lado, o acesso a serviços odontológicos tem sido difícil para grande parte da população, o que tem levado a um aumento na procura por serviços em Instituições de Ensino. O objetivo deste trabalho foi avaliar qual a percepção de pacientes atendidos em uma Instituição de Ensino Superior de Odontologia sobre o atendimento oferecido, visando ressaltar alguns aspectos éticos envolvidos no atendimento. Dessa forma, foi realizada uma avaliação qualitativa, que permite o estudo de comportamentos, atitudes, crenças e valores, por meio da realização de entrevistas semi-estruturadas com 42 pacientes atendidos em uma Instituição de Ensino de Odontologia. Os dados foram anotados para permitir o acesso a dados da comunicação não-verbal e foram investigados: as informações recebidas, as expectativas com o tratamento, seu custo, a orientação recebida pelo aluno, o relacionamento entre professores, alunos e pacientes, a satisfação com o tratamento e as queixas e sugestões dos pacientes. Esses itens constituíram-se em categorias de análise. Ainterpretação dos discursos dos entrevistados permitiu concluir que: a percepção dos pacientes atendidos na IES pode ser melhor explorada e incluída no modelo de atendimento; é necessário repensar o ensino da Odontologia, com base em reflexões éticas, para considerar a visão do paciente durante o atendimento; é necessário enfatizar, no processo ensino-aprendizagem, o processo de comunicação entre professor, aluno e paciente, a fim de tornar mais ético o atendimento; o ) modelo de exercício profissional é adquirido durante a graduação, por isso as atitudes éticas devem ser exercitadas durante o atendimento realizado nas IES
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.01.2003

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      JUNQUEIRA, Cilene Rennó. Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Junqueira, C. R. (2003). Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Junqueira CR. Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Junqueira CR. Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024