Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento (2003)
- Authors:
- Autor USP: JUNQUEIRA, CILENE RENNÓ - FO
- Unidade: FO
- Sigla do Departamento: ODS
- Subjects: PACIENTES EM ODONTOLOGIA; ÉTICA ODONTOLÓGICA; ODONTOLOGIA LEGAL; TRATAMENTO ODONTOLÓGICO (PERCEPÇÃO)
- Language: Português
- Abstract: Para que o ensino da Odontologia se efetive, é necessária a realização de uma fase clínica que ocorre mediante o atendimento de pacientes em clínicas integradas ou setorizadas. A manutenção e recuperação da saúde bucal de pacientes, bem como a prevenção de doenças é o objetivo do exercício da Odontologia. Portanto, desde o ensino da graduação, o cuidado com a saúde dos pacientes deve ser a meta a ser atingida. Por outro lado, o acesso a serviços odontológicos tem sido difícil para grande parte da população, o que tem levado a um aumento na procura por serviços em Instituições de Ensino. O objetivo deste trabalho foi avaliar qual a percepção de pacientes atendidos em uma Instituição de Ensino Superior de Odontologia sobre o atendimento oferecido, visando ressaltar alguns aspectos éticos envolvidos no atendimento. Dessa forma, foi realizada uma avaliação qualitativa, que permite o estudo de comportamentos, atitudes, crenças e valores, por meio da realização de entrevistas semi-estruturadas com 42 pacientes atendidos em uma Instituição de Ensino de Odontologia. Os dados foram anotados para permitir o acesso a dados da comunicação não-verbal e foram investigados: as informações recebidas, as expectativas com o tratamento, seu custo, a orientação recebida pelo aluno, o relacionamento entre professores, alunos e pacientes, a satisfação com o tratamento e as queixas e sugestões dos pacientes. Esses itens constituíram-se em categorias de análise. Ainterpretação dos discursos dos entrevistados permitiu concluir que: a percepção dos pacientes atendidos na IES pode ser melhor explorada e incluída no modelo de atendimento; é necessário repensar o ensino da Odontologia, com base em reflexões éticas, para considerar a visão do paciente durante o atendimento; é necessário enfatizar, no processo ensino-aprendizagem, o processo de comunicação entre professor, aluno e paciente, a fim de tornar mais ético o atendimento; o ) modelo de exercício profissional é adquirido durante a graduação, por isso as atitudes éticas devem ser exercitadas durante o atendimento realizado nas IES
- Imprenta:
- Data da defesa: 23.01.2003
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ABNT
JUNQUEIRA, Cilene Rennó. Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Junqueira, C. R. (2003). Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Junqueira CR. Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Junqueira CR. Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ]
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