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Estratégia competitiva e marketing estratégico: uma proposta de diagnóstico integrado e uma aplicação em marketing industrial (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: FOWLER, FÁBIO ROBERTO - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assunto: MARKETING INDUSTRIAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: O cenário econômico atual, estimulado por políticas macroeconômicas de desregulamentação e conseqüentemente abertura de mercados têm gerado a intensificação do ambiente competitivo tanto em nível nacional quanto global, em vários setores do mercado empresarial. Para a manutenção da liderança de mercado por meio da gestão da competitividade, a busca pelo processo adequado de formulação e implementação estratégica tem sido a tônica nas empresas. O presente trabalho propõe um diagnóstico alternativo de análise que integra quatro dimensões estratégicas contemporâneas: Orientação para Mercado - OM, Marketing de Relacionamento - MR, Valor - V e o processo de Segmentação, Seleção e Posicionamento - STP. Isto é proposto de maneira que seja possível examinar a relevância de cada componente no contexto de mercado e situação competitiva que uma organização em questão se encontra. Para tanto, mediante a revisão da literatura, buscou-se conceituar o mercado empresarial e entender os conceitos atuais das dimensões mencionadas anteriormente. Finalmente, a partir da proposta desenvolvida, foi analisada uma organização, considerada líder no mercado em que atua, onde verificou-se a réplica literária e, principalmente, que de uma maneira geral, todos os componentes de OM, MR e V são utilizados em forma de processos para a obtenção do desenvolvimento do STP. Apesar de serem dimensões estratégicas diferentes, elas são parcialmente superpostas contendo parâmetros em comum ouinterdependentes. Tal observação sugere que para desenvolver um processo de STP, uma empresa líder do mercado que atua, necessita da coexistência de processos que contemplem todos os parâmetros pertinentes contidos nas dimensões de OM, MR e V. Finalmente, foram feitas recomendações para pesquisas futuras que venham auxiliar na compreensão do desenvolvimento e implementação do processo de marketing
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.04.2003

  • Como citar
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    • ABNT

      FOWLER, Fábio Roberto. Estratégia competitiva e marketing estratégico: uma proposta de diagnóstico integrado e uma aplicação em marketing industrial. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 25 abr. 2024.
    • APA

      Fowler, F. R. (2003). Estratégia competitiva e marketing estratégico: uma proposta de diagnóstico integrado e uma aplicação em marketing industrial (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Fowler FR. Estratégia competitiva e marketing estratégico: uma proposta de diagnóstico integrado e uma aplicação em marketing industrial. 2003 ;[citado 2024 abr. 25 ]
    • Vancouver

      Fowler FR. Estratégia competitiva e marketing estratégico: uma proposta de diagnóstico integrado e uma aplicação em marketing industrial. 2003 ;[citado 2024 abr. 25 ]

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