Cidadania e divulgação científica no ensino de física (2002)
- Authors:
- Autor USP: SILVA, JOSÉ ALVES DA - IF
- Unidade: IF
- Sigla do Departamento: FEP
- Subjects: EDUCAÇÃO; CIDADANIA; ENSINO E APRENDIZAGEM; FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
- Language: Português
- Abstract: Procuramos investigar os limites e as perspectivas de um Ensino de Física voltado para a promoção da cidadania. Embora esse seja um objetivo educacional amplamente compartilhado, em que medida é de fato relizável dentro das condições reais da escola atual? Com o objetivo de procurar responder a essa questão, buscamos definir uma caracterização de cidadania, reconhecendo a utilização do material de divulgação científica como uma estratégia adequada. Foi desenvolvido um estudo de caso, de uma atividade em sala de aula, tendo como tema Radiações. A atividade envolveu alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública, situada na periferia de São Paulo. A partir da análise dos resultados, foram identificadas algumas dicotomias que permeiam esse tipo de atividade, como a dimensão formativa X informativa do conhecimento, o conhecimento conceitual X "escolar", o comportamento burocrático X a satisfação no aprender, e questões como o caráter mágico do aprendizado e a extensão da visão de mundo dos alunos, entre outros. Além de explicitar os elementos envolvidos no processo, o desempenho dos alunos mostrou que a promoção da cidadania é um objetivo viável, ainda que dentro de certos limites
- Imprenta:
- Data da defesa: 20.12.2002
-
ABNT
SILVA, José Alves da. Cidadania e divulgação científica no ensino de física. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Silva, J. A. da. (2002). Cidadania e divulgação científica no ensino de física (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Silva JA da. Cidadania e divulgação científica no ensino de física. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Silva JA da. Cidadania e divulgação científica no ensino de física. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas