Padrões de software para tutores inteligentes cooperativos em engenharia de requisitos (2002)
- Autores:
- Autor USP: SOBRAL, MARIA EMÍLIA GOMES - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PCS
- Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; PADRÕES DE SOFTWARE; AMBIENTE COLABORATIVO
- Idioma: Português
- Resumo: Para a integração entre professor e alunos, durante as várias atividades de disciplinas de Engenharia de Software, faz-se necessário uma reformulação na administração e no gerenciamento desse ambiente e na participação cooperativa e colaborativa de seus integrantes. A utilização de sistemas de tutores inteligentes cooperativos, nessas atividades, tem-se mostrado eficiente ao representar o papel de um tutor humano, que assiste e avalia o aluno na sua aquisição de conhecimento e na experimentação prática desse aprendizado. Geralmente, o desenvolvimento desses sistemas demanda custo e tempo elevados, principalmente, durante a realização das fases de Análise de Requisitos e de Arquitetura de Software. Afim de contribuir para esse contexto, este trabalho tem o objetivo de definir padrões para essas fases, que possam ser reutilizados para implementar sistemas de tutores inteligentes cooperativos para ambientes de ensino-aprendizagem em Engenharia de Requisitos
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.12.2002
-
ABNT
SOBRAL, Maria Emília Gomes. Padrões de software para tutores inteligentes cooperativos em engenharia de requisitos. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Sobral, M. E. G. (2002). Padrões de software para tutores inteligentes cooperativos em engenharia de requisitos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Sobral MEG. Padrões de software para tutores inteligentes cooperativos em engenharia de requisitos. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Sobral MEG. Padrões de software para tutores inteligentes cooperativos em engenharia de requisitos. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas