Efeito da prática no planejamento de uma habilidade de manipulação em crianças na primeira infância (2002)
- Autores:
- Autor USP: MOREIRA, CASSIA REGINA PALERMO - EEFE
- Unidade: EEFE
- Sigla do Departamento: EFP
- Assuntos: APRENDIZAGEM PERCEPTOMOTORA; HABILIDADES MOTORAS
- Idioma: Português
- Resumo: As pesquisas sobre como crianças planejam ações motoras são raras e seguem paradigmas experimentais apropriados para adultos. Como consequência, pouco se sabe sobre o desenvolvimento do planejamento na infância e o efeito da experiência nesse processo. Portanto, foi objetivo desse estudo investigar o efeito da prática no planejamento de crianças de quatro (G4), cinco (G5) e seis (G6) anos de idade numa tarefa de manipulação que demanda precisão para ser concluída (apreender, transportar, orientar e inserir uma barra num orifício semicircular). O estudo teve três fases: aquisição com quarenta tentativas, e transferência e retenção com vinte tentativas cada. Esperava-se que, com a prática, as crianças planejariam a ação de modo a antecipar a orientação final da barra já na preensão e que as crianças de G6 fossem mais rápidas em mostrar esse tipo de comportamento. De acordo com o número de correções na inserção, houve uma melhoria efetiva do desempenho em todos os grupos. As crianças de G5 e G6 optaram por orientar a barra no transporte e não no início da seqüência; as de quatro anos orientaram a barra preferencialmente na inserção, exceto na retenção, em que orientação correta ocorreu no início. Concluiu-se que as crianças de G5 e de G6 planejaram a tarefa em avanço mais rapidamente que as de G4. Entretanto, por caminhos diferentes, G4 chegou ao mesmo estado final demonstrado pelos outros grupos, conforme seus resultados na transferência e retenção
- Imprenta:
- Data da defesa: 05.12.2002
-
ABNT
MOREIRA, Cássia Regina Palermo. Efeito da prática no planejamento de uma habilidade de manipulação em crianças na primeira infância. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Moreira, C. R. P. (2002). Efeito da prática no planejamento de uma habilidade de manipulação em crianças na primeira infância (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Moreira CRP. Efeito da prática no planejamento de uma habilidade de manipulação em crianças na primeira infância. 2002 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Moreira CRP. Efeito da prática no planejamento de uma habilidade de manipulação em crianças na primeira infância. 2002 ;[citado 2024 set. 19 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas