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Integração docente - assistencial em enfermagem: compreensão do processo por diferentes atores do ensino e serviço (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: BECCARIA, LÚCIA MARINILZA - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERG
  • Assuntos: INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL; ENFERMAGEM
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este estudo tem como objeto o processo de integração docente-assistencial (IDA) entre o Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Rio Preto e o Hospital de Base da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto. Após abordagem sobre integração docente-assistencial sob a ótica da literatura para compreensão do processo, a autora apresenta os objetivos: indicar as ações do processo de IDA desenvolvidas entre o Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Rio Preto e o Hospital de Base da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto e analisar este processo segundo as percepções e expectativas do Diretor Geral da Faculdade de Medicina de Rio Preto, Coordenadora Geral do Curso de Enfermagem, Diretor Executivo e Gerente do Serviço de Enfermagem do Hospital de Base, enfermeiros docentes, assistenciais, aprimorandos e alunos da 4ª série do Curso de Enfermagem. A trajetória metodológica pautou-se na pesquisa documental; na entrevista - direcionada a quatro sujeitos que se encontram na direção das instituições envolvidas, na Coordenação do Curso de Enfermagem e no Gerenciamento do Serviço de Enfermagem; e na aplicação de questionário a 221 sujeitos, compreendendo 30 enfermeiros docentes, 112 enfermeiros assistenciais, 24 aprimorandos e 55 alunos da 4ª série do Curso de Graduação em Enfermagem, configurando uma abordagem quanti-qualitativa com base em estudo de caso. Os resultadosapontam as tentativas de integração feitas entre o Curso de Graduação em Enfermagem e o Hospital de Base, ressaltando o sucesso de algumas experiências; focalizam as opiniões e expectativas dos sujeitos quanto a atuação do enfermeiro docente e do assistencial nesse processo de IDA, pontuando as vantagens para o Hospital e para o Curso de Enfermagem estarem vinculados; indicam alterações decorrentes da IDA e oferecem sugestões para melhoria do processo. Do exposto, a ) autora conclui que os sujeitos entendem que a IDA tem sido um desafio e uma necessidade sentida por ambas as instituições - contudo, apontam também a necessidade de melhor estruturar esse processo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.12.2002

  • Como citar
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    • ABNT

      BECCARIA, Lúcia Marinilza. Integração docente - assistencial em enfermagem: compreensão do processo por diferentes atores do ensino e serviço. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2002. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Beccaria, L. M. (2002). Integração docente - assistencial em enfermagem: compreensão do processo por diferentes atores do ensino e serviço (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Beccaria LM. Integração docente - assistencial em enfermagem: compreensão do processo por diferentes atores do ensino e serviço. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Beccaria LM. Integração docente - assistencial em enfermagem: compreensão do processo por diferentes atores do ensino e serviço. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ]


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