Exportar registro bibliográfico

Auditoria: ensino acadêmico x treinamento profissional (2002)

  • Authors:
  • Autor USP: RICARDINO FILHO, ALVARO AUGUSTO - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAC
  • Assunto: AUDITORIA
  • Language: Português
  • Abstract: Em 1999, por iniciativa do Grupo de Especialistas Internacionais em Padrões Contábeis e de Relatórios Financeiros - ISAR, uma entidade formada sob os auspícios da UNCTAD - ONU, foi completado um estudo voltado à proposta de educação do chamado "contador global". Tomando esse trabalho como parâmetro, a tese procura identificar se: o conteúdo dos livros sobre auditoria, mais comumente indicados pelos docentes da disciplina, em todo o país, atende à proposta daquele Grupo de Especialistas; e se as ementas dos cursos básicos de auditoria, ministrados pelas principais empresas de auditoria independente em atividade no país, atendem à referida proposta. Tal comparação torna-se importante à medida que os mais de quatrocentos aprendizes recrutados anualmente pelas empresas de auditoria pesquisas são universitários que cursaram a disciplina auditoria em suas respectivas faculdades. Essa duplicação de esforços leva à percepção de que há diferenças substanciais tanto no conteúdo quanto no objetivo desses cursos. Tomando tal percepção como premissa e utilizando o programa do ISAR como base referencial, este trabalho admite a hipótese de que há diferenças substantivas entre ementas e conteúdos bibliográficos, e que tais diferenças estão apoiadas nos objetivos que orientam a atividade acadêmica e a profissional. Enquanto a primeira se dedica ao ensino, a segunda está voltada ao treinamento. Apoiado em informações fornecidas tanto pelos docentes da disciplina quanto pelasempresas examinadas, este trabalho confirmou a hipótese enunciada e concluiu que há significativas diferenças entre as ementas e o conteúdo bibliográfico utilizado. Adicionalmente, consubstanciado em definições técnicas que caracterizam e diferenciam ensino e treinamento, esta tese pôde comprovar que os objetivos profissionais e acadêmicos são, de fato, diferentes e, em consequência, levam à adoção de conteúdos programáticos diferenciados
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.10.2002

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RICARDINO FILHO, Alvaro Augusto. Auditoria: ensino acadêmico x treinamento profissional. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Ricardino Filho, A. A. (2002). Auditoria: ensino acadêmico x treinamento profissional (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Ricardino Filho AA. Auditoria: ensino acadêmico x treinamento profissional. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Ricardino Filho AA. Auditoria: ensino acadêmico x treinamento profissional. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024