Formação gerentológica em um curso de graduação em enfermagem: análise curricular mediante as novas diretrizes da educação (2002)
- Autores:
- Autor USP: FRANQUEIRO, NICÉZIA VILELA JUNQUEIRA - EERP
- Unidade: EERP
- Sigla do Departamento: ERG
- Assuntos: ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO EM SAÚDE
- Idioma: Português
- Resumo: O estudo visa a contribuir para o entendimento da tendência pedagógica na formação do enfermeiro brasileiro, a partir da introdução da Gerontologia no currículo de graduação. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de natureza qualitativa, a partir de questões norteadoras sobre a formação gerontológica de enfermeiros, aplicadas ao coordenador de curso, aos docentes e aos discentes do último período de curso, e análise documental temática do projeto pedagógico e planos das disciplinas. Adotaram-se pressupostos da teoria crítica, explicitados por Maclaren, Saupe, Nietsche e Libâneo, estudiosos da educação e enfermagem, para entender o processo de formação do enfermeiro crítico para a construção de sujeitos participativos, criativos e comprometidos com seu tempo e realidade. A análise documental e do conteúdo das entrevistas foi orientada pelo eixo temático "ensino e aprendizagem sobre o envelhecimento", reconhecendo os conteúdos introduzidos no currículo de enfermagem, conforme opiniões dos discentes e docentes e as experiências significativas de ensino e campos da prática. Dentre os resultados da análise identificaram-se categorias: relevância do assunto, conhecimentos gerais sobre o envelhecimento, áreas disciplinares que focalizam o tema, estratégias tradicionais de ensino e carga horária (pequena) teórico-prática, experiências de interação e cuidado com idosos em lares/asilos. Revela-se a falta de formação gerontológica dosdocentes responsáveis pelo ensino do cuidado a idosos, apesar da sua dimensão crescente e demanda nos serviços de saúde, bem como pouco destaque ao ensino do cuidado a idosos integrado às diversas disciplinas e campos da prática profissional. O projeto pedagógico, ainda que esteja em conformidade com as novas diretrizes curriculares para formar enfermeiros críticos e compromissados com a transformação da realidade, apresenta o elenco das disciplinas distintas, focalizando o ) cliente/paciente através das doenças em especialidades médicas ou generalizando o cuidado à criança, à mulher e ao adulto, e sua estrutura não dá visibilidade ao ciclo vital como eixo integrador da formação profissional. A inclusão da velhice, enquanto perspectiva real do ser humano, amplia a compreensão das necessidades de saúde das diversas parcelas da população. Conclui-se com a percepção crítica dos sujeitos pesquisados quanto à importância de envidar esforços na capacitação docente para assumir a responsabilidade social de formar enfermeiros competentes para enfrentar a realidade em mudança, em particular a transição demográfica expressa pelo envelhecimento mundial. Diante do exposto, impõe-se a integração do conteúdo gerontológico ao currículo do curso de graduação, de modo a fortalecer a formação do enfermeiro, com vistas à promoção da saúde, inclusive dos idosos, enquanto direito e responsabilidade de todos, sem, no entanto, descuidar dos desvios do processosaúde-doença, expressos na grande demanda da população doente aos serviços de atenção à saúde
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2002
- Data da defesa: 18.12.2002
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ABNT
FRANQUEIRO, Nicézia Vilela Junqueira. Formação gerentológica em um curso de graduação em enfermagem: análise curricular mediante as novas diretrizes da educação. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2002. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Franqueiro, N. V. J. (2002). Formação gerentológica em um curso de graduação em enfermagem: análise curricular mediante as novas diretrizes da educação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. -
NLM
Franqueiro NVJ. Formação gerentológica em um curso de graduação em enfermagem: análise curricular mediante as novas diretrizes da educação. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Franqueiro NVJ. Formação gerentológica em um curso de graduação em enfermagem: análise curricular mediante as novas diretrizes da educação. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ]
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