A reestruturação setorial e os reflexos sobre o planejamento e os estudos de mercado das distribuidoras de energia elétrica (2001)
- Autores:
- Autor USP: MATSUDO, EDUARDO - ENERGIA
- Unidade: ENERGIA
- DOI: 10.11606/D.86.2001.tde-14072005-093655
- Assuntos: PLANEJAMENTO ENERGÉTICO; DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA (ASPECTOS ECONÔMICOS)
- Idioma: Português
- Resumo: A reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro ocorrida na década de 90 implementou um ambiente constituído por novas regras e agentes setoriais, que vêm apresentando às distribuidoras de energia elétrica, desafios decorrentes dos riscos de mercado e oportunidades comerciais. Os estudos de mercado de energia, tradicional processo de análise e fornecimento de informações fundamentais ao planejamento setorial e tarifário, possui a capacidade de subsidiar significativamente as distribuidoras, frente aos desafios do novo contexto e que envolvem questões, tais como: qual o montante de energia a ser negociado futuramente no mercado de suprimento e, como identificar as oportunidades comerciais de energia e serviços junto aos consumidores? Acrescente-se a importância das atividades setoriais de planejamento e regulação e, a expectativa sobre o dinamismo do mercado com o aumento de agentes comercializadores, autoprodutores e de consumidores livres para escolher o seu fornecedor de energia, além de processos de eficientização energética. Esses aspectos levam a necessidades por informações sobre o mercado de fornecimento de energia, cujo estudo dos consumidores se torna cada vez mais relevante e estratégico. Entretanto, observa-se que os estudos de mercado necessitam se estruturar e aperfeiçoar com o propósito de conhecer de forma mais detalhada o comportamento dos consumidores.Assim, a existência de diversos perfis de consumidores, exigem conhecimentos específicos e diversificados, envolvendo os usos finais de energia e a multi-disciplinariedade, que se tornam fundamentais nas atividades de estudar e conhecer melhor os fatores econômicos, sociais, regionais e tecnológicos que determinam o comportamento do consumidor de energia elétrica. ) Avaliando os instrumentos existentes de análise e previsão do mercado de fornecimento, identifica-se que a utilização de modelos baseados em usos finais combinados com técnicas de cenarização é a mais adequada, frente aos desafios do novo contexto setorial. Supre-se as necessidades das distribuidoras por informações, visando inclusive o seu planejamento do mercado, bem como os diversos interesses dos agentes de planejamento e regulação setorial
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- Data da defesa: 23.11.2001
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ABNT
MATSUDO, Eduardo. A reestruturação setorial e os reflexos sobre o planejamento e os estudos de mercado das distribuidoras de energia elétrica. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-14072005-093655/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Matsudo, E. (2001). A reestruturação setorial e os reflexos sobre o planejamento e os estudos de mercado das distribuidoras de energia elétrica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-14072005-093655/ -
NLM
Matsudo E. A reestruturação setorial e os reflexos sobre o planejamento e os estudos de mercado das distribuidoras de energia elétrica [Internet]. 2001 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-14072005-093655/ -
Vancouver
Matsudo E. A reestruturação setorial e os reflexos sobre o planejamento e os estudos de mercado das distribuidoras de energia elétrica [Internet]. 2001 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-14072005-093655/
Informações sobre o DOI: 10.11606/D.86.2001.tde-14072005-093655 (Fonte: oaDOI API)
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