Exportar registro bibliográfico

Mediação química da antinocicepção induzida por estimulação elétrica da substância cinzenta periaquedutal ventrolateral (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: LUCA, MARIA CECILIA ZANOTO DE - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assunto: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: A dor é uma experiência sensorial, emocional e cognitiva que envolve a integração da atividade de diferentes estruturas do sistema nervoso central. Uma grande quantidade de modelos animais e métodos comportamentais foram desenvolvidos para o estudo experimental do processamento da dor bem como de mecanismos capazes de inibir esse tipo de processamento. Vários estudos empregando estímulos nociceptivos fásicos, como, por exemplo, o teste da retirada da cauda, indicam que a substância cinzenta periaquedutal ventrolateral (SCPVL), através da ativação de receptores opioides e serotonérgicos, tem grande participação. na inibição do processamento de estímulos nociceptivos. No entanto, ainda não está totalmente claro se receptores opioides e serotonérgicos localizados na SCPVL também participam do sistema de inibição dolorosa avaliado através de um modelo de dor tônica, como por exemplo, o teste da formalina. No presente estudo, grupos de animais foram implantados com um quimitrodo na SCPVL. A estimulação elétrica dessa região foi utilizada para ativar o sistema de inibição da dor. A participação de receptores opióides e serotonérgicos foi investigada através da microinjeção de naltrexona e cetanserina na SCPVL. No primeiro experimento, observou-se que a estimulação elétrica da SCPVL foi capaz de inibir o reflexo da retirada da cauda. Essa analgesia, avaliada através do teste da retirada da cauda, foi bloqueada pelos antagonistas opióide e serotonérgico. Nosegundo experimento, o teste de formalina revelou que a estimulação elétrica da SCPVL foi capaz de inibir a fase tônica mas não a fase fásica do processamento desta forma de estimulação dolorosa. A analgesia observada durante a fase tônica do teste de formalina também foi bloqueada pelos antagonistas opióide e serotonérgico. Esses resultados indicam que receptores opióides e serotonérgicos localizados na SCPVL participam do sistema de inibição tanto do ) processamento de estímulos nociceptivos de natureza fásica (teste da r retirada da cauda) como tônica (teste da formalina)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.08.2002

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LUCA, Maria Cecília Zanoto de. Mediação química da antinocicepção induzida por estimulação elétrica da substância cinzenta periaquedutal ventrolateral. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2002. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Luca, M. C. Z. de. (2002). Mediação química da antinocicepção induzida por estimulação elétrica da substância cinzenta periaquedutal ventrolateral (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Luca MCZ de. Mediação química da antinocicepção induzida por estimulação elétrica da substância cinzenta periaquedutal ventrolateral. 2002 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Luca MCZ de. Mediação química da antinocicepção induzida por estimulação elétrica da substância cinzenta periaquedutal ventrolateral. 2002 ;[citado 2024 abr. 18 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024