Exportar registro bibliográfico

Potenciais evocados miogênico vestibulares: uma modelagem preliminar (2002)

  • Authors:
  • Autor USP: DAVID, RICARDO - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 591
  • Subjects: POTENCIAIS EVOCADOS; OTORRINOLARINGOLOGIA; FÍSICA
  • Language: Português
  • Abstract: Pela modelagem dos potenciais evocados miogênico-vestibulares (VEMP), buscou-se na literatura disponível sobre o tema, todos os indícios que levassem à formação de um caminho lógico e coerente que retratasse o comportamento fisiológico deste potencial. Foi elaborado estudo sobre as tecnologias envolvidas na audiometria por potenciais evocados e a ligação do VEMP com ela. Fizemos acompanhar uma breve descrição da instrumentação eletrônica necessária para a aquisição deste potencial nos Homens e em cobaias. Abordamos, também, as aplicações clínicas concernentes à audiometria por potenciais evocados e as perspectivas do VEMP neste sentido. Breve estudo a respeito da atividade elétrica do corpo, notadamente do sistema nervoso central e auditivo, fez-se necessário para o entendimento mais acurado do potencial em estudo. Estudamos ainda as técnicas de aquisição de potenciais bem como a lida com as dificuldades inerentes a este processo no tratamento de ruídos e interferências através do uso da promediação e outros recursos físicos. Abordamos também as metodologias de registro do VEMP no Homem e em cobaias, nos mais diversos pontos e músculos que foram abordados por diversos estudiosos. Descrevemos uma técnica cirúrgica que pode dar acesso aos nervos vestibulares e cocleares nas cobaias, ponto de partida para futuros estudos do VEMP, já que estes nervos são os mais diretamente relacionados com este potencial e ponto de partida para o deslinde fisiológico dopotencial em estudo. Esmiuçando a literatura, buscamos enfim, todos os pontos que levassem à construção de um modelo, neste momento meramente conceitual, dado ainda ao elevado número de ilações hipotéticas e sem confirmação. A partir deste estudo, sugerimos um modelo bastante lógico e coerente dos caminhos possivelmente percorridos por este potencial entre a mácula sacular até os motoneurônios dos músculos receptores. Acabamos por concluir que o entendimento ) completo destes potenciais ainda se mostra distante, sendo necessário ainda bastante empenho e estudo mais acurado para explicar os seus mais intricados detalhes, para que se possa, verdadeiramente, apresentar maiores aplicações de cunho prático efetivo na clínica. Entretanto, mostra-se muito promissor este campo, podendo seu desenvolvimento vir a trazer grandes ganhos no diagnóstico de anomalias do trato vestibular, auditivo, além de outras áreas da medicina que possam vir ainda desenvolver sua aplicabilidade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.07.2002

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      DAVID, Ricardo. Potenciais evocados miogênico vestibulares: uma modelagem preliminar. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2002. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      David, R. (2002). Potenciais evocados miogênico vestibulares: uma modelagem preliminar (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      David R. Potenciais evocados miogênico vestibulares: uma modelagem preliminar. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      David R. Potenciais evocados miogênico vestibulares: uma modelagem preliminar. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024