Exportar registro bibliográfico

Estratégias de aprendizagem e autonomia do aprendiz em uma atividade de leitura em língua francesa (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: CESTARO, SELMA ALAS MARTINS - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Subjects: LEITURA; LÍNGUA FRANCESA (ESTUDO E ENSINO)
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho visa investigar, na perspectiva da psicologia cognitiva, o papel das estratégias de aprendizagem, em uma atividade de leitura em um contexto de língua estrangeira. Seu objetivo é comparar as estratégias que são, mais comumente, citadas pelos leitores - estudantes universitários - com as que efetivamente utilizam. Partiu-se da hipótese de que algumas representações sobre a aprendizagem, e, sobre si mesmos, interferem na escolha das estratégias. O problema é investigado sob o foco do processo de leitura, envolvendo a análise qualitativa de dois estudos. Os dados qualitativos do primeiro foram coletados por meio de redações de vinte sujeitos, iniciantes e avançados, no estudo da língua francesa. Os dados do segundo estudo consideram os depoimentos de oito sujeitos e foram obtidos mediante questionário e protocolo verbal. Os dados mostram que, nem sempre, houve correspondência entre as estratégias que os sujeitos disseram utilizar nas redações e questionários, com as que utilizaram no protocolo verbal. Estes dados sugerem que os sujeitos não têm consciência de seu funcionamento cognitivo. Com relação ao ensino da língua francesa, as implicações pedagógicas apontam para o ensino de estratégias e, para a conscientização dos mecanismos de aprendizagem, a fim de contribuir com um trabalho reflexivo sobre o processo de aquisição, de modo que o aprendiz - futuro professor - se torne agente de sua própria formação
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.01.2003
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CESTARO, Selma Alas Martins. Estratégias de aprendizagem e autonomia do aprendiz em uma atividade de leitura em língua francesa. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23082017-094045/. Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Cestaro, S. A. M. (2003). Estratégias de aprendizagem e autonomia do aprendiz em uma atividade de leitura em língua francesa (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23082017-094045/
    • NLM

      Cestaro SAM. Estratégias de aprendizagem e autonomia do aprendiz em uma atividade de leitura em língua francesa [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23082017-094045/
    • Vancouver

      Cestaro SAM. Estratégias de aprendizagem e autonomia do aprendiz em uma atividade de leitura em língua francesa [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23082017-094045/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024