Bachianas brasileiras nº 7: o estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos (2002)
- Authors:
- Autor USP: JARDIM, GILMAR ROBERTO - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CMU
- Subjects: MÚSICA; EDIÇÃO DE PARTITURAS
- Language: Português
- Abstract: A presente tese de doutorado demonstra o caráter antropofágico do estilo musical em Villa-Lobos, reunindo algumas das principais influências para a construção de sua própria linguagem. Após estabelecer uma contextualização histórica, tanto no âmbito nacional quanto internacional do período em que se circunscreveu a vida e a obra do compositor, o estudo busca os pontos de tangência entre sua linguagem e as de I. Stravinsky e J. S. Bach. O trabalho identifica através da análise das Bachianas Brasileiras nº 7, as influências recebidas, digeridas e transformadas em um processo orgânico, que contribuíram significativamente para a formação do paradigma gestual villalobiano. A partitura autógrafa da referida obra e a editada pela Editora Max Eschig são confrontadas, enfocando o final do percurso de seu processo composicional
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.12.2002
-
ABNT
JARDIM, Gil. Bachianas brasileiras nº 7: o estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Jardim, G. (2002). Bachianas brasileiras nº 7: o estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Jardim G. Bachianas brasileiras nº 7: o estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos. 2002 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Jardim G. Bachianas brasileiras nº 7: o estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos. 2002 ;[citado 2024 mar. 29 ] - Um abraço que não se finda
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