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Comunicação e voto: eleições municipais de 2000 em São Paulo (2002)

  • Authors:
  • Autor USP: ARATANGY, VICTOR LEÃO FERREIRA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Subjects: COMUNICAÇÃO; POLÍTICA; CAMPANHA ELEITORAL; MARKETING POLÍTICO; ELEIÇÃO MUNICIPAL
  • Language: Português
  • Abstract: Centrada na análise da campanha eleitoral para a prefeitura de São Paulo em 2000 esta dissertação se estende em considerações sobre política e comunicação no âmbito do município, do poder local. O trabalho foi desenvolvido por meio do estudo do material de campanha, de pesquisas qualitativas realizadas por institutos especializados, do noticiário de jornais, dos programas eleitorais obrigatórios, da interpretação dos resultados eleitorais, de entrevistas avulsas com pessoas do ramo e, naturalmente, de uma releitura da literatura sobre o assunto. A cidade de São Paulo, pela sua importância e complexidade, representa um palco especialmente interessante de análise. Além disso, devemos lembrar que as questões referentes a vida das cidades, do poder local, têm adquirido uma relevância crescente como perspectiva de contraposição viável à onda avassaladora do neoliberalismo. Os períodos de campanha eleitoral constituem-se em momentos especialmente favoráveis para a observação da cena política e do intenso processo de comunicação que se estabelece entre os atores políticos -candidatos, partidos, assessorias - e a população. Enquanto outras atividades da Comunicação se restringem a parcelas diferenciadas da sociedade, as eleições abrangem, diretamente, a totalidade da população adulta. Representam, portanto, um público de dimensões únicas, como não se encontra igual em nenhuma outra manifestação social. Estudos no campo da política têm sido feitos desde os filósofosgregos e ganharam contornos específicos com Maquiavel e a determinação da questão do poder como seu campo particular de interesse. Os estudos referentes a eleições, porém, são recentes, porque têm como pressupostos a vigência de procedimentos democráticos formais na vida pública, o desenvolvimento dos recursos de pesquisa empírica de base amostral e pleno reconhecimento da importância da Comunicação no processo de formação das opiniões e da decisão final ) de voto. Consideramos que o assunto ganha amplitude e interesse na medida em que a abordagem ultrapasse as fronteiras restritas das disciplinas tradicionais das Ciências Sociais e seja utilizada uma visão multidisciplinar. Temos presente que essa é uma tendência geral da ciência, ao reconhecer que a realidade tem muitas facetas, é resultado de infinitas possibilidades combinatórias, que os condicionamentos sociais que desembocam na realidade concreta perdem-se num passado indefinido na escala do tempo, dos espaços geográficos e da multiplicidade de fatores que, explicitamente ou não, exercem influência sobre o problema objeto de nosso estudo. Conduzido sob a ótica da Comunicação o tema pode pretender uma abrangência que é própria da predisposição multidisciplinar da disciplina, de sua tendência de integrar conhecimentos vindos de diferentes áreas. Como decorrência, os resultados que emergem dessa abordagem constituem um campo especialmente favorável para conjecturas e refelexões
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.12.2002

  • How to cite
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    • ABNT

      ARATANGY, Victor Leão Ferreira. Comunicação e voto: eleições municipais de 2000 em São Paulo. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 26 set. 2024.
    • APA

      Aratangy, V. L. F. (2002). Comunicação e voto: eleições municipais de 2000 em São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Aratangy VLF. Comunicação e voto: eleições municipais de 2000 em São Paulo. 2002 ;[citado 2024 set. 26 ]
    • Vancouver

      Aratangy VLF. Comunicação e voto: eleições municipais de 2000 em São Paulo. 2002 ;[citado 2024 set. 26 ]

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