Gênero e educação para intervenção na mídia (2002)
- Autores:
- Autor USP: VIEIRA, VERA DE FÁTIMA - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Assuntos: COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO POPULAR; ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL; MULHERES; FEMINISMO
- Idioma: Português
- Resumo: Esta proposta parte da consciência de que os campos da educação - formal ou não-formal - e da comunicação são indissociáveis. A partir dessa premissa, considerou-se que a metodologia de educação popular sob a ótica feminista - adotada pelas organizações não-governamentais - necessita ser reorientada, levando em conta o avanço das novas tecnologias da informação e a aceleração do processo de globalização, os quais vêm provocando novas noções de tempo e espaço, um novo jeito de ver e sentir. A moldagem da sociedade tem se caracterizado pela forte influência dos meios de comunicação de massa na vida cotidiana e na produção de sentidos. Essa reorientação passa, indubitavelmente, pela utilização das tecnologias da informação e comunicação, compreendendo três fases: questão instrumental, leitura crítica da mídia e interferência nos padrões vigentes, visando a transformar a realidade midiática em campo de intervenção estratégico para o avanço da luta pela eqüidade das relações sociais de gênero
- Imprenta:
- Data da defesa: 11.11.2002
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ABNT
VIEIRA, Vera de Fátima. Gênero e educação para intervenção na mídia. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Vieira, V. de F. (2002). Gênero e educação para intervenção na mídia (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Vieira V de F. Gênero e educação para intervenção na mídia. 2002 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Vieira V de F. Gênero e educação para intervenção na mídia. 2002 ;[citado 2024 mar. 29 ]
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