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Rudimentos da mecânica dos pneumáticos (2002)

  • Authors:
  • Autor USP: MALUF FILHO, WILLIAM MANJUD - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PME
  • Subjects: PNEUS; MODELOS MATEMÁTICOS; MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS; ENSAIOS MECÂNICOS
  • Language: Português
  • Abstract: Esse trabalho aborda os princípios fundamentais da Mecânica dos Pneumáticos. Inicialmente, discutem-se os principais fatos históricos e definições envolvidos no projeto de pneus. Os fenômenos físicos de destacada importância na utilização e projeto de pneus, bem como as técnicas experimentais empregadas na sua quantificação, são citados e detalhados profundamente. Apresenta-se ainda uma extensa revisão bibliográfica sobre os conceitos e estudos relativos à modelagem matemática fundamentada no Método dos Elementos Finitos. Por fim, investiga-se a aplicação de um modelo matemático para caracterização estrutural de pneus. A finalidade do modelo é simular e prever o comportamento de pneus nos ensaios experimentais descritos nas normas do Department of Transportation (DOT) FMVSS109 e FMVSS119. Um dos objetivos principais desse conjunto de testes é a determinação da energia necessária para o colapso estrutural de pneus de carro e caminhão/ônibus, respectivamente, quando submetidos à penetração de um punção. A energia de ruptura das cinturas é um dos critérios para certificação dos pneus perante os órgãos regulamentadores. O modelo tridimensional contempla as propriedades físicas não-lineares características aos pneus atuais. Os elastômeros foram modelados de acordo com o modelo de Mooney - Rivilin. As correspondentes constantes que descrevem o comportamento desses materiais foram definidas por intermédiode ensaios experimentais. Atribui-se aos compósitos um comportamento referenciado nas equações de Halpin-Tsai. Obteve-se a aderência do modelo ao comparar-se as informações dimensionais previstas pela análise matemática com informações similares obtidas experimentalmente. O volume de cálculos necessário para a convergência dessa simulação pressupõe alta performance computacional. Entretanto os resultados numéricos demonstraram que pode-se empregar esse modelo na análise estática de estruturas complexas como pneumático.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.11.2002
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MALUF FILHO, William Manjud. Rudimentos da mecânica dos pneumáticos. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-12012024-095118/pt-br.php. Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Maluf Filho, W. M. (2002). Rudimentos da mecânica dos pneumáticos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-12012024-095118/pt-br.php
    • NLM

      Maluf Filho WM. Rudimentos da mecânica dos pneumáticos [Internet]. 2002 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-12012024-095118/pt-br.php
    • Vancouver

      Maluf Filho WM. Rudimentos da mecânica dos pneumáticos [Internet]. 2002 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-12012024-095118/pt-br.php

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