Orientaçao educacional do paciente hipertenso: efeito sobre a adesão ao tratamento (2002)
- Autores:
- Autor USP: MORI, ANA LUIZA PEREIRA MOREIRA - FCF
- Unidade: FCF
- Sigla do Departamento: FBF
- Assuntos: HIPERTENSÃO (TRATAMENTO); DOENÇAS CARDIOVASCULARES; FARMÁCIA CLÍNICA
- Idioma: Português
- Resumo: A hipertensão arterial e uma doença crônica, caracterizada pelo aumento constante da pressão sangüínea acima da normalidade (140 mmHg para a sistálica e 90 mmhg para a diastólica). Tem alta prevalência, em geral assintomática e e determinada por diversos fatores como raça, hereditariedade, idade e hábitos de vida relacionados a alimentação e a prática de exercícios físicos. E um dos maiores fatores de risco de morbidade e mortalidade cardiovasculares no mundo todo, causando além dos sérios problemas relativos a saúde, alto custo social. A falta de adesão as recomendações que são dadas aos pacientes e uma das causas do insucesso no tratamento dos indivíduos hipertensos, tornando-se um problema de saúde pública, encontrado em países do mundo todo. Por ser a hipertensão arterial uma doença assintomática e mais difícil motivar seu tratamento. Para isso, e fundamental a prática de uma sistemática continua de orientação ao paciente pela equipe de saúde. O presente trabalho teve como objetivo estudar a repercussão de um programa educacional para melhorar a adesão do paciente ao tratamento. Foi aplicado pelo farmacêutico e comparado a um grupo controle, em pacientes atendidos pelo ambulatório de hipertensão do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, através de palestras e orientação individualizada. Os resultados foram avaliados por meio de questionário, dosagens de sódio e potássio urinário, controle de pressão arterial, pesocorpóreo, medidas de circunferência de cintura e quadris e de exames bioquímicos laboratoriais, entre outras variáveis. Verificou-se que o processo educativo utilizado nos pacientes do grupo experimental foi eficiente para baixar a pressão arterial sistólica e diastólica, o nível sérico de triacil-gliceróis e a relação entre cinturalquadril, além de aumentar a excreção urinária de potássio em volume de 24 horas e a porcentagem de acertos em questionários referentes a aspectos gerais sobre hipertensão arterial, em relação aos pacientes do grupo controle. Tais resultados indicam que houve aumento de adesão ao tratamento mediante o processo educativo oferecido ao grupo experimental
- Imprenta:
- Data da defesa: 20.11.2002
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ABNT
MORI, Ana Luiza Pereira Moreira. Orientaçao educacional do paciente hipertenso: efeito sobre a adesão ao tratamento. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-13022015-110818/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Mori, A. L. P. M. (2002). Orientaçao educacional do paciente hipertenso: efeito sobre a adesão ao tratamento (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-13022015-110818/ -
NLM
Mori ALPM. Orientaçao educacional do paciente hipertenso: efeito sobre a adesão ao tratamento [Internet]. 2002 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-13022015-110818/ -
Vancouver
Mori ALPM. Orientaçao educacional do paciente hipertenso: efeito sobre a adesão ao tratamento [Internet]. 2002 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-13022015-110818/ - Própolis - identificação de flavonóides e ácidos aromáticos em tintura. Estimativa de FPS de extrato mole em base cosmética
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