Exportar registro bibliográfico

Construção multicultural: reflexões sobre políticas alternativas para o ensino de língua estrangeira (2002)

  • Authors:
  • Autor USP: SANTOS, KATIA COSTA DOS - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Subjects: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; LÍNGUA INGLESA; CURRÍCULOS E PROGRAMAS; PEDAGOGIA
  • Language: Português
  • Abstract: Esta pesquisa argumentativo-narrativa propõe-se a investigar a construção do multiculturalismo como conceito no Brasil, especialmente no contexto das propostas de diversidade, como tema contido nas propostas de currículo nacional (Parâmetros Curriculares Nacionais), no contexto do ensino de Língua Estrangeira. O ensino de línguas no Brasil é permeado por uma pedagogia tecnicista, em que o conceito de diversidade é vinculado à multiplicidade de experiências culturais, dissociado do conflito cultural, garantidor de tolerância e consenso. A Pedagogia Crítica, ao propor uma abordagem dialética de cultura, como fenômeno social em processo, e a educação/o currículo como uma forma de política cultural, possibilita uma crítica do currículo, da escola, e das propostas educacionais brasileiras, e reconhece tais espaços como interceptados por interesses particulares, posições macropolíticas específicas e narrativas mestras identificadas com um discurso neoliberal, que formatam nossas subjetividades e as práticas culturais que nos governam. Esta pesquisa, defendendo uma abordagem multicultural crítica, investiga um conceito de diversidade que reconheça o poder da diferença, que questione e desafie as estruturas de poder dominantes, que mascaram a desigualdade. Em especial esta pesquisa examina propostas alternativas de hibridização cultural no currículo, sob a perspectiva de uma pedagogia reflexiva, crítica e transformadora
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.11.2002
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTOS, Kátia Costa dos. Construção multicultural: reflexões sobre políticas alternativas para o ensino de língua estrangeira. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-28042003-160345/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Santos, K. C. dos. (2002). Construção multicultural: reflexões sobre políticas alternativas para o ensino de língua estrangeira (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-28042003-160345/
    • NLM

      Santos KC dos. Construção multicultural: reflexões sobre políticas alternativas para o ensino de língua estrangeira [Internet]. 2002 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-28042003-160345/
    • Vancouver

      Santos KC dos. Construção multicultural: reflexões sobre políticas alternativas para o ensino de língua estrangeira [Internet]. 2002 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-28042003-160345/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024