Modularização e processo adaptativo na aquisição de habilidades motoras (2002)
- Autores:
- Autor USP: BASSO, LUCIANO - EEFE
- Unidade: EEFE
- Sigla do Departamento: EFP
- DOI: 10.11606/D.39.2002.tde-07122023-091913
- Assuntos: HABILIDADES MOTORAS (EDUCAÇÃO FÍSICA); APRENDIZAGEM
- Idioma: Português
- Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar como habilidades previamente adquiridas são utilizadas na aquisição de uma nova habilidade motora. Com base nos pressupostos teóricos foi possível estabelecer duas hipóteses: na primeira, a habilidade adquirida seria mantida na íntegra (manutenção a macro-estrutura) na nova habilidade, de acordo com a hipótese da modularização; na segunda, a habilidade adquirida seria parcialmente alterada na nova habilidade (alteração parcial da macro-estrutura) de acordo com a hipótese da adaptação estrutural. Uma tarefa notora envolvendo toques unimanuais a alvos espacialmente dispostos foi utilizada com diferentes disposições espaciais na tarefa mais complexa. Os experimento consistiam em três etapas: fase de aquisição (aquisição de tarefa simples); teste de transferência (aquisição de tarefa complexa - tarefa simples mais a inclusão de dois novos alvos)e teste de retenção (tarefa complexa após 15 minutos sem prática). Com base nos resultados, foi possível inferir que somente a forma de estrutura espacialmente a tarefa não foi suficiente para determinar o comportamento da unidade básica quando em uma nova tarefa mais complexa. O mesmo ocorreu na análise da tarefa mais complexa, pois tanto o desempenho global quanto a variabilidade da macro-estrutura foram semelhantes entre os grupos. No seu conjunto, os resultados apontam na direção que o indivíduo pode utilizar tanto as estruturas adquiridas anteriormente sem alterá-las quanto reorganizá-las em novas estruturas. As condições que levam à predominância de um ou de outro resultado deve ser objetos de novas investigações
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.07.2002
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- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
BASSO, Luciano. Modularização e processo adaptativo na aquisição de habilidades motoras. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-07122023-091913/. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Basso, L. (2002). Modularização e processo adaptativo na aquisição de habilidades motoras (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-07122023-091913/ -
NLM
Basso L. Modularização e processo adaptativo na aquisição de habilidades motoras [Internet]. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-07122023-091913/ -
Vancouver
Basso L. Modularização e processo adaptativo na aquisição de habilidades motoras [Internet]. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-07122023-091913/ - Relação entre os componentes do padrão fundamental de arremessar com máxima força em crianças de 7 a 11 anos de idade
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Informações sobre o DOI: 10.11606/D.39.2002.tde-07122023-091913 (Fonte: oaDOI API)
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