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Testes adaptativos sensíveis ao conteúdo do banco de itens: uma aplicação em exames de proficiência em inglês para programas de pós-graduação (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: OLIVEIRA, LEANDRO HENRIQUE MENDONCA DE - ICMC
  • Unidade: ICMC
  • Sigla do Departamento: SCE
  • Assuntos: PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL; LÍNGUA INGLESA (SISTEMAS COMPUTACIONAIS)
  • Agências de fomento:
  • Idioma: Português
  • Resumo: A aplicação de Testes Adaptativos Computadorizados a vários tipos de avaliação e domínios tem se tornado cada vez mais fácil devido ao suporte teórico da Teoria de Resposta de Itens (TRI), a maior disponibilidade de computadores pessoais mais potentes e ao desenvolvimento de software rodando nestes computadores para realizar as análises da TRI. Os testes adaptativos ajustam as suas questões ao nível de habilidade individual de cada estudante, adaptando-se à capacidade de cada um, gerando uma avaliação mais eficiente e de maior qualidade. A existência de um banco de itens calibrado, de acordo com os modelos estatísticos da TRI, permite a administração adequada dos testes adaptativos. As principais dificuldades de implantação dos testes adaptativos são a necessidade de um estudo empírico em larga escala, envolvendo profissionais de várias áreas, para uma boa calibração do banco de itens e a geração de avaliações multidimensionais, isto é, avaliações que atendam a diferentes conteúdos de uma área do conhecimento. O presente trabalho se propôs a popular e calibrar um banco de itens do domínio de inglês instrumental explorando técnicas sensíveis ao conteúdo do banco de itens para permitir a avaliação de várias habilidades. Atualmente, o banco possui 103 itens e estimamos que em três semestres ele virá a conter o número ideal de itens para seu uso em um teste adaptativo, um tempo razoável, dado o número de alunos do programa de pós-graduação. Adicionalmente, foramdesenvolvidos um sistema de gerência desse banco e a modelagem de um sistema de avaliação adaptativa que podem ser utilizados tanto para a avaliação diagnóstica do inglês instrumental, quanto para a avaliação formal da proficiência em inglês para a admissão em programas de mestrado. A modelagem foi bem detalhada para permitir uma implementação fácil do sistema, dada a dificuldade inerente à teoria estatística utilizada em testes adaptativos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.04.2002

  • Como citar
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    • ABNT

      OLIVEIRA, Leandro Henrique Mendonça de. Testes adaptativos sensíveis ao conteúdo do banco de itens: uma aplicação em exames de proficiência em inglês para programas de pós-graduação. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2002. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, L. H. M. de. (2002). Testes adaptativos sensíveis ao conteúdo do banco de itens: uma aplicação em exames de proficiência em inglês para programas de pós-graduação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos.
    • NLM

      Oliveira LHM de. Testes adaptativos sensíveis ao conteúdo do banco de itens: uma aplicação em exames de proficiência em inglês para programas de pós-graduação. 2002 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Oliveira LHM de. Testes adaptativos sensíveis ao conteúdo do banco de itens: uma aplicação em exames de proficiência em inglês para programas de pós-graduação. 2002 ;[citado 2024 abr. 18 ]

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