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A sala de aula: uma análise de pesquisas produzidas na década de 1989-1999 (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: JESUS, LUCIA DE FATIMA OLIVEIRA DE - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: SALA DE AULA (DISSERTAÇÃO MESTRADO); ENSINO FUNDAMENTAL (DISSERTAÇÃO MESTRADO); PESQUISA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma descrição e uma caracterização de pesquisas produzidas em salas de aula no decorrer da década de 1989-99, cujos focos de análise e locus de investigação incidiram sobre as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Foram tomados como objeto de análise os trabalhos de mestrado e doutorado defendidos nos programas de pós-graduação em educação da Faculdade de Educação da USP e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O período escolhido justifica-se pelo fato de ser precisamente no final dos anos 80 que se assiste a um grande crescimento de estudos nessa direção, configurando uma tendência marcada por esforços mais incisivos de se produzir um conhecimento maior sobre os processos que ocorrem nas escolas, sobretudo nas salas de aula. No presente exame buscou-se identificar os temas que se fizeram mais recorrentes em tais pesquisas, as metodologias e os referenciais teóricos utilizados, de modo a se efetuar um balanço das produções, no período em questão. A opção de trabalhar apenas com dissertações de mestrado e teses de doutorado decorreu do entendimento de que esses trabalhos configuram um tipo de produção que constitui, em sua maior parte, a produção acadêmica e científica. Conforme Magda Becker Soares (2000), tais pesquisas são produtos que expressam um conhecimento em construção e se diferenciam das produções que se expressam em livros e artigos, estes considerados por essa autora como conhecimento jáconstruído. A metodologia utilizada baseou-se em levantamentos da produção discente das duas universidades referidas, cujos trabalhos foram submetidos a vários tipos de leitura e de triagens. Ao final, chegou-se aos 55 trabalhos que constituíram o corpus documental analisado. As análises permitiram constatar que tais estudos nem sempre apresentam consistência teórica e metodologia rigorosa. Do ponto de vista teórico, a Psicologia é a disciplina que ) foi mais utilizada para a fundamentação dos trabalhos, sendo que entre os autores mais referidos encontram-se Piaget, Wallon, E. Ferreiro e Vigotsky. Do ponto de vista das abordagens utilizadas, a maioria dos trabalhos se caracteriza como pesquisa-ação. Um balanço de conjunto que permite afirmar que esses trabalhos trazem caracterizações relevantes a respeito das práticas que tomam lugar no cotidiano escolar e, a despeito de suas limitações teórico-metodológicas, oferecem contribuições para a construção de um conhecimento sobre a sala de aula das séries iniciais do EF, sobretudo quanto aos impasses e dificuldades enfrentados por professores e alunos. Concluiu-se também que esses estudos representam uma contribuição para a reflexão e o aprimoramento da qualidade da educação que é oferecida nas séries iniciais do EF, especialmente no que diz respeito à alfabetização
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.06.2002

  • Como citar
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    • ABNT

      JESUS, Lúcia de Fátima Oliveira de. A sala de aula: uma análise de pesquisas produzidas na década de 1989-1999. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Jesus, L. de F. O. de. (2002). A sala de aula: uma análise de pesquisas produzidas na década de 1989-1999 (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Jesus L de FO de. A sala de aula: uma análise de pesquisas produzidas na década de 1989-1999. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Jesus L de FO de. A sala de aula: uma análise de pesquisas produzidas na década de 1989-1999. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ]

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