Prática variada: a melhor opção para a aquisição de uma habilidade motora (2001)
- Autores:
- Autor USP: FREUDENHEIM, ANDREA MICHELE - EEFE
- Unidade: EEFE
- Assuntos: HABILIDADES MOTORAS; TÊNIS DE MESA
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar o efeito do tipo de prática na aquisição do saque do tênis de mesa. Quinze sujeitos com idades entre 11 e 15 anos foram designados, através de sorteio, para três grupos de prática: constante (GC), variado (GV) e misto (GM). A tarefa consistiu em acertar o centro de um alvo com uma bola, utilizando-se do sque e "forehand" do tênis de mesa. Os sujeitos realizaram 240 tentativas na fase de aquisição e 24 tentativas na fase de transferência. Na fase de aquisição. o GC realizou todas as tentativas em um único alvo (P3), o GV realizou as tentativas no três alvos (P1, P2 e P3), sequenciados aleatoriamente, e o GM realizou a primeira metade das tentativas na mesma condição do GC e a outra metade na mesma condição de prática de GV. Na fase de transferência, todos os sujeitos realizaram as tentativas em dois novos alvos (T1 e T2). O teste de Friedman, com nível de significância de 0,05, revelou diferenças intragrupos na fase de aquisição, mas o teste de Kruskal-Wallis não revelou diferanças intergrupos nafase de transferência. Os resultados, portanto, não mostram um efeito claro do tipo de prática, entretanto foi verificada uma tendência favorável à prática constante
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Paulista de Educação Física
- ISSN: 0102-7549
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, n. 1, p. 103-110, 2001
-
ABNT
MARINOVIC, Welber e FREUDENHEIM, A. M. Prática variada: a melhor opção para a aquisição de uma habilidade motora. Revista Paulista de Educação Física, v. 15, n. 1, p. 103-110, 2001Tradução . . Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139489/134816. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Marinovic, W., & Freudenheim, A. M. (2001). Prática variada: a melhor opção para a aquisição de uma habilidade motora. Revista Paulista de Educação Física, 15( 1), 103-110. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139489/134816 -
NLM
Marinovic W, Freudenheim AM. Prática variada: a melhor opção para a aquisição de uma habilidade motora [Internet]. Revista Paulista de Educação Física. 2001 ; 15( 1): 103-110.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139489/134816 -
Vancouver
Marinovic W, Freudenheim AM. Prática variada: a melhor opção para a aquisição de uma habilidade motora [Internet]. Revista Paulista de Educação Física. 2001 ; 15( 1): 103-110.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139489/134816 - Implicaçõees do desenvolvimento cognitivo e socio-afetivo
- Seleção de estratégias de ensino
- Abordagem biomecânica da postura
- Organização de tarefas
- Metodologia de ensino da natação: sequenciamento de conteúdo
- Aspectos cinesiológicos da postura
- Nadar: uma habilidade motora revisitada
- Efeitos da forma de instrucao no desempenho de uma tarefa motora em criancas
- Educação física na infância
- Formação de esquema motor em crianças numa tarefa que envolve timing coincidente
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas