Exportar registro bibliográfico

Olhar em suspensão: Giorgio Morandi e a natureza-morta (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: CEZARETTI, MARIA ELISA LINARDI DE OLIVEIRA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CAP
  • Assuntos: PINTURA (TEMAS); NATUREZA MORTA; PINTURA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Giorgio Morandi, abordando o gênero natureza-morta como uma experiência original de representação, com ênfase na concepção espacial construída através de requintadas combinações cromáticas, geometria austera e clima de mistério e poesia, criou um discurso pictórico profundamente comprometido, ao mesmo tempo, com padrões mais clássicos de modelagem plástica e com a organização moderna da composição, compatíveis com o período de desenvolvimento de sua obra, dos anos 20 aos. Sua visualidade paradoxal era impregnada de um estranho sentimento de opressão surgido da observação perscrutadora dos objetos mais simples e banais.Morandi acabou definindo um código especial de representação da natureza-morta, no qual abandonou os aspectos descritivos e simbólicos tradicionais do gênero em prol da consolidação da experimentação plástica sem, contudo, perder o gancho da especificidade maior do gênero: o fato de ser uma pintura de caráter construtivo, cuja concepção visual documenta um mundo que os sentidos materiais revelam, mas não explicam, um mundo velado e misterioso, existente em uma brecha temporal e em um espaço não real, somente apreendido pelo lirismo.Um mundo fantasmagórico, cuja própria extraordinariedade reside na contemplação perscrutadora do objeto comum, representado em seu aspecto mais essencial e na linguagem da natureza-morta. Esta pesquisa analisa a ligação entre o artista e o gênero, buscando evidenciar que, naresolução maior desta expressão artística, Morandi recupera o caráter de suspensão próprio da mesma, dando-lhe uma autonomia formal que, de certa maneira, orienta e respalda a história da arte moderna do século XX
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.08.2002

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CEZARETTI, Maria Elisa Linardi de Oliveira. Olhar em suspensão: Giorgio Morandi e a natureza-morta. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Cezaretti, M. E. L. de O. (2002). Olhar em suspensão: Giorgio Morandi e a natureza-morta (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Cezaretti MEL de O. Olhar em suspensão: Giorgio Morandi e a natureza-morta. 2002 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Cezaretti MEL de O. Olhar em suspensão: Giorgio Morandi e a natureza-morta. 2002 ;[citado 2024 abr. 16 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024