O encenador como pedagogo (2002)
- Authors:
- Autor USP: SANTOS, MARIA THAIS LIMA - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CAC
- Subjects: TEATRO (REPRESENTAÇÃO); TÉCNICA TEATRAL
- Language: Português
- Abstract: O Encenador Pedagogo tem como objeto de investigação os meios de formação da cena e do ator meyerholdiano, à partir da análise da prática artística e pedagógica proposta por V.E. Meyerhold, no período que antecede a Revolução de 1917. As experiências pedagógicas e os estudos, realizadas no Estúdio da Rua Borondiskaia, entre 1913 e 1916, sobre a arte do ator, encerram, ao nosso ver, um período de formação, de formulação de princípios, de eleição das fontes que o conduziram à maturidade artística. Identificamos, na sua formação e na sua prática como encenador, desde a Cia do Drama Novo até as experimentações desenvolvidas nos Cabarés, quais os procedimentos técnicos eleitos e que organizavam a expressão cênica do ator e, qual a correspondência destes com o projeto da encenação. Do mesmo modo, acompanhamos o nascimento do seu pensamento teórico, formado no embate frontal ao naturalismo, reconhecendo, passo a passo, de que forma Meyerhold fixou os princípios e matrizes, que se tomaram os principais paradigmas da sua cena pré-revolucionária: a convenção e o retomo às origens. A abordagem à prática do Estúdio V.E. Meyerhold da Rua Borondiskaia, se constituiu, fundamentalmente, pela análise do perfil editorial da revista O Amor de Três Laranjas, a revista do Doutor Dapertutto, das crônicas editadas sobre o Estúdio, dos depoimentos, críticas e documentos sobre a experiências teatrais realizadas no período. No cotidiano do Estúdio V.E. Meyerhold,procuramos observar, qual o conceito de encenação que emerge dos procedimentos técnicos, propostos para o comediante. Meyerhold, ao dotar o ator de múltiplos recursos expressivos, pretendia capacitá-lo a ser um instrumento polifônico na cena polifônica que almejava, demonstrando que a formação do comediante pode se processar ora por meio da arte de encenar ensinando, ora por meio da arte, de ensinar encenando
- Imprenta:
- Data da defesa: 05.07.2002
-
ABNT
SANTOS, Maria Thaís Lima. O encenador como pedagogo. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Santos, M. T. L. (2002). O encenador como pedagogo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Santos MTL. O encenador como pedagogo. 2002 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Santos MTL. O encenador como pedagogo. 2002 ;[citado 2024 set. 19 ] - Cabras: cabeças que voam, cabeças que rolam. [Espetáculo teatral]
- amazonias: ver a mata que te vê [um manifesto poético]. [direção teatral]
- Stanislavski e Meierhold: simetrias assimétricas : da pedagogia à cena, da cena à pedagogia
- What do you call theater or how do you say theater in your language?: = O que vocês chamam teatro ou como se diz teatro em sua língua?
- amazonias: um processo = amazons : a process. [Apresentação]
- Prometheus: a tragédia do fogo
- Grupos Sonda (Ritos do Amor Selvagem), TUCA (O Terceiro Demônio) e Teatro Ipanema (Hoje é dia de Rock): a invasão dos bárbaros
- Aos que vieram ante de nós. [Espetáculo teatral]
- A Iliíada, de Anatoli Vassiliev: liturgia e teatralidade
- Interpretação no Brasil: a linguagem corporal e os novos procedimentos cênicos 1970/1971
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas