As prescrições para o ensino da caligrafia e da escrita na escola pública primária paulista (1909-1947) (2002)
- Authors:
- Autor USP: ESTEVES, ISABEL DE LOURDES - FE
- Unidade: FE
- Subjects: ESCRITA (ESTUDO E ENSINO); ESCOLA PÚBLICA; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: Este estudo versa sobre as prescrições para o ensino de caligrafia e escrita, no campo do ensino primário preliminar oferecido pela escola pública paulista, entre os anos de 1910 e 1947. Consiste em analisar as preocupações, de educadores e legisladores educacionais, no tocante às indicações de métodos de ensino e, conseqüentemente, ao debate acerca de qual método seria o mais eficaz para ser utilizado pelos professores primários. Não se trata, portanto, de uma análise sobre a aplicação dessas prescrições em sala de aula. Essa tarefa demandaria uma investigação diferenciada centrando-se mais sobre os fatos ocorridos em aula do que nas discussões realizadas através da imprensa educacional. Imporia o estudo de outros tipos de fontes, como: relatórios e materiais elaborados por professor; cadernos e cartilhas utilizadas pelas crianças, etc. A partir de uma incursão pela literatura especializada da época (artigos de revistas educacionais, leis e folhetos publicados pela diretora de ensino) apresenta-se a trajetória percorrida pelo ensino da caligrafia e da escrita no currículo primário, demonstrando sua relação com os demais saberes: a leitura e a linguagem. Em seguida explana-se sobre o debate acerca do modelo caligráfico mais adequado para o uso dos estudantes do ensino primário. Inicialmente, essa discussão recaiu sobre os modelos inclinado e vertical e, posteriormente, sobre o vertical, o muscular e o natural. Outras discussões se interrrelacionavam a essa. A indicaçãodo uso do método analítico, inicialmente para o ensino da leitura, estendeu-se para o ensino da escrita e demais disciplinas, ao longo dos anos de 1910. No último quartel dos anos de 1920, outras propostas apresentaram como métodos adaptados ao ensino paulista: método analítico - sintético e a alfabetização rápida
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.07.2002
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ABNT
ESTEVES, Isabel de Lourdes. As prescrições para o ensino da caligrafia e da escrita na escola pública primária paulista (1909-1947). 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Esteves, I. de L. (2002). As prescrições para o ensino da caligrafia e da escrita na escola pública primária paulista (1909-1947) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Esteves I de L. As prescrições para o ensino da caligrafia e da escrita na escola pública primária paulista (1909-1947). 2002 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Esteves I de L. As prescrições para o ensino da caligrafia e da escrita na escola pública primária paulista (1909-1947). 2002 ;[citado 2024 mar. 29 ]
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