Triagem audiológica na primeira série: efeitos de perda auditiva sobre vocabulário, consciência fonológica articulação da fala e nota escolar (2002)
- Autores:
- Autor USP: CAPOVILLA, FERNANDO CESAR - IP
- Unidade: IP
- Assuntos: VOCABULÁRIO; FONOLOGIA; DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA
- Idioma: Português
- Resumo: O estudo avaliou efeitos da perda auditiva sobre atraso de linguagem. Nele 528 crianças da primeira série de oito escolas de ensino fundamental público de Goiânia passaram por triagem audiológica com microaudiômetro. Delas, 34 (6,4%) apresentaram perda auditiva numa ou ambas as orelhas, com limiar elevado em qualquer de quatro freqüências (acima de 35 dB em 500 Hz, 30 dB em 1.000 Hz, 25 dB em 2.000 Hz, ou 25 dB em 4.000 Hz). Elas compuseram o grupo experimental. Outras 34 crianças da amostra, emparelhadas por sexo e idade, compuseram o grupo controle (sem perda). As 68 crianças foram submetidas a avaliação de linguagem (vocabulário receptivo auditivo, consciência fonológica, discriminação auditiva), nota escolar e inteligência não verbal. Resultados mostraram que, quanto maior a perda auditiva, tanto menores: vocabulário receptivo auditivo, consciência fonológica, discriminação auditiva e nota escolar, e maior a incidência de dificuldades articulatórias e de trocas e omissões articulatórias
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Cadernos de Psicopedagogia
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 1, n. 2, p. 60-97, 2002
-
ABNT
PORTUGAL, Amélia C. e CAPOVILLA, Fernando César. Triagem audiológica na primeira série: efeitos de perda auditiva sobre vocabulário, consciência fonológica articulação da fala e nota escolar. Cadernos de Psicopedagogia, v. 1, n. 2, p. 60-97, 2002Tradução . . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Portugal, A. C., & Capovilla, F. C. (2002). Triagem audiológica na primeira série: efeitos de perda auditiva sobre vocabulário, consciência fonológica articulação da fala e nota escolar. Cadernos de Psicopedagogia, 1( 2), 60-97. -
NLM
Portugal AC, Capovilla FC. Triagem audiológica na primeira série: efeitos de perda auditiva sobre vocabulário, consciência fonológica articulação da fala e nota escolar. Cadernos de Psicopedagogia. 2002 ; 1( 2): 60-97.[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Portugal AC, Capovilla FC. Triagem audiológica na primeira série: efeitos de perda auditiva sobre vocabulário, consciência fonológica articulação da fala e nota escolar. Cadernos de Psicopedagogia. 2002 ; 1( 2): 60-97.[citado 2024 set. 19 ] - Cartilha de libras em medicina e saúde
- Metalexicografia comparativa em seis dicionários de línguas de sinais de diferentes eras: análise preliminar
- Português e libras: processamento cognitivo via ouvido, olho e mão
- Normatização de nomeação de 2.300 figuras do dicionário de Libras com 11.700 alunos de cinco níveis (Maternal, Infantil, Fundamental Ciclo 1 e Ciclo 2, e Superior para avaliação e intervenção
- Visemas e quiremas e outros bípedes implunes: revisão etimológica da taxonomia da linguagem em surdez - por que e como fazer
- Neuropsicologia e aprendizagem: uma abordagem multidisciplinar
- Cartilha de libras em medicina e saúde
- Prova de aritmétrica
- Prova de escrita sob ditado: (versão reduzida)
- Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: a libras em suas mãos
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas