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Redação escolar: vozes constitutivas (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: ROCHA, MARIA LUIZA MESQUITA DA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLL
  • Assuntos: REDAÇÃO; ANÁLISE DO DISCURSO; LINGUÍSTICA APLICADA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso que visa descrever alguns mecanismos discursivos observados em redações escolares de turmas de oitava série de uma escola pública federal do Rio de Janeiro, a saber o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A descrição comporta a investigação de como o aluno lida com a textualização da heterogeneidade enunciativa, apoiando-se em categorias conceituais de teoria da Análise de Discurso francesa, mais especificamente tomada a Dominique Maingueneau. Para compor o cenário discursivo, estudaram-se as condições de produção do texto escolar, levando-se em consideração a comunidade discursiva e sua deixis fundadora. Por tratar-se de um colégio experimental, unidade universitária, complementou-se o estudo com uma breve síntese do histórico dos dispositivos legais federais acerca da Instrução Pública no Brasil, ressaltando-se a articulação entre o ensino público superior e o ensino público secundário
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.09.2002

  • Como citar
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    • ABNT

      ROCHA, Maria Luiza Mesquita da. Redação escolar: vozes constitutivas. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Rocha, M. L. M. da. (2002). Redação escolar: vozes constitutivas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Rocha MLM da. Redação escolar: vozes constitutivas. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Rocha MLM da. Redação escolar: vozes constitutivas. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ]

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