Redação escolar: vozes constitutivas (2002)
- Autores:
- Autor USP: ROCHA, MARIA LUIZA MESQUITA DA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLL
- Assuntos: REDAÇÃO; ANÁLISE DO DISCURSO; LINGUÍSTICA APLICADA
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso que visa descrever alguns mecanismos discursivos observados em redações escolares de turmas de oitava série de uma escola pública federal do Rio de Janeiro, a saber o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A descrição comporta a investigação de como o aluno lida com a textualização da heterogeneidade enunciativa, apoiando-se em categorias conceituais de teoria da Análise de Discurso francesa, mais especificamente tomada a Dominique Maingueneau. Para compor o cenário discursivo, estudaram-se as condições de produção do texto escolar, levando-se em consideração a comunidade discursiva e sua deixis fundadora. Por tratar-se de um colégio experimental, unidade universitária, complementou-se o estudo com uma breve síntese do histórico dos dispositivos legais federais acerca da Instrução Pública no Brasil, ressaltando-se a articulação entre o ensino público superior e o ensino público secundário
- Imprenta:
- Data da defesa: 23.09.2002
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ABNT
ROCHA, Maria Luiza Mesquita da. Redação escolar: vozes constitutivas. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Rocha, M. L. M. da. (2002). Redação escolar: vozes constitutivas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Rocha MLM da. Redação escolar: vozes constitutivas. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Rocha MLM da. Redação escolar: vozes constitutivas. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ]
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