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A construção do conhecimento social: um estudo dos modelos organizadores do pensamento em sujeitos entre 8 e 14 anos (2002)

  • Authors:
  • Autor USP: TREVISOL, MARIA TERESA CERON - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Subjects: CRIANÇAS; DESENVOLVIMENTO MORAL; EDUCAÇÃO MORAL
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho de investigação se insere na área de estudos sobre a construção do conhecimento social. Buscou investigar como sujeitos de diferentes idades apreendem, organizam e julgam uma faceta do conhecimento social: os direitos das crianças. Seu embasamento teórico está em Piaget. Kohlberg, Selman, Turiel, Delval, entre outros. que admitem ser a construção do conhecimento social resultante de um processo ocorrente através das interações do sujeito com o meio em que eive. Ao sujeito é atribuído um papel aliso na construção da realidade social. Coerente com essa discussão teórica, buscou, na perspectiva dos modelos organizadores, orientação para o delineamento metodológico utilizado na análise dos dados. O estudo se baseia numa amostra composta de 60 sujeitos, na faixa de idade entre 8 e 14 anos. O instrumento utilizado para a coleta de dados consistiu em uma estória, envolvendo uma situação problema, com o foco "direitos das crianças', mais especificamente o direito à educação e a proteção no trabalho. Os resultados encontrados revelam que os sujeitos apreendem, organizam e julgam o conteúdo social dos direitos das crianças de diferentes formas. Identificaram-se diversos modelos organizadores e submodelos. Cada um deles representa uma determinada forma de pensar e organizar o conteúdo social dos direitos das crianças. Não foram encontradas diferenças específicas na organização desses modelos, levando em consideração cada uma das faixas de idade.Evidenciaram-se idéias semelhantes sobre o inundo social em algumas dessas faixas e observaram-se, em outras, distinções de juízos sobre a realidade. A idade é um fator relevante na compreensão de um conteúdo social: entretanto, não é critério suficiente para explicar as diferenças de compreensão dos sujeitos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.05.2002

  • How to cite
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    • ABNT

      TREVISOL, Maria Teresa Ceron. A construção do conhecimento social: um estudo dos modelos organizadores do pensamento em sujeitos entre 8 e 14 anos. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Trevisol, M. T. C. (2002). A construção do conhecimento social: um estudo dos modelos organizadores do pensamento em sujeitos entre 8 e 14 anos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Trevisol MTC. A construção do conhecimento social: um estudo dos modelos organizadores do pensamento em sujeitos entre 8 e 14 anos. 2002 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Trevisol MTC. A construção do conhecimento social: um estudo dos modelos organizadores do pensamento em sujeitos entre 8 e 14 anos. 2002 ;[citado 2024 abr. 16 ]

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