Ações educativas no pré-operatório: impacto sobre a dor e a analgesia no pós-operatório (2002)
- Autores:
- Autor USP: MARTINS, LUCIANA MONTEIRO MENDES - EE
- Unidade: EE
- Sigla do Departamento: ENC
- Assuntos: DOR; EDUCAÇÃO DO PACIENTE; ANALGESIA; SATISFAÇÃO DO PACIENTE
- Idioma: Português
- Resumo: O estudo foi um ensaio clínico controlado e randomizado. Os objetivos foram avaliar os efeitos de uma intervenção educativa realizado no período pré-operatório sobre a dor e seu manejo no pós-operatório. Oitenta e nove doentes do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, submetidos a cirurgia ortopédica em membros inferiores, compuseram o grupo experimental (47 doentes) e controle (42 doentes). Os doentes do grupo experimental receberam no pré-operatório a orientação de rotina da instituição e orientação específica sobre dor e manejo, e os doentes do grupo controle, somente as orientações de rotina. Os doentes foram avaliados no primeiro e no segundo dia de pós-operatório e comparados quanto a intensidade dolorosa, o desconforto advindo da dor, a satisfação com a analgesia recebida, o número de solicitações analgésicas e o consumo de analgésicos complementares. Foram feitos testes estatísticos para verificar a presença de relações entre as variáveis e, em todos os testes, foi utilizado o nível de significância de 5%. Os doentes dos grupos controle e experimental foram considerados homogêneos quanto às variáveis sexo, idade, escolaridade, renda familiar, número de cirurgias anteriores no mesmo local do corpo, nível de ansiedade traço-estado e quanto à distribuição nos três protocolos analgésicos utilizados. Observou-se que os doentes do grupo experimental referiram dor menos intensa no primeiro(p=0,035) e no segundo dia de pós-operatório (p=0,005), menor desconforto causado pela dor no segundo dia de pós-operatório (p=0,005) e consumiram menor número de analgésicos complementares no segundo dia de pós-operatório (p=0,017). Não se observaram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos quanto a satisfação com a analgesia recebida e quanto ao número de solicitações analgésicas, nos dois dias de pós-operatório. As ações educativas no ) pré-operatório influíram no relato de dor, de desconforto e no consumo de analgésicos complementares no pós-operatório
- Imprenta:
- Data da defesa: 05.04.2002
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ABNT
MARTINS, Luciana Monteiro Mendes. Ações educativas no pré-operatório: impacto sobre a dor e a analgesia no pós-operatório. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Martins, L. M. M. (2002). Ações educativas no pré-operatório: impacto sobre a dor e a analgesia no pós-operatório (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Martins LMM. Ações educativas no pré-operatório: impacto sobre a dor e a analgesia no pós-operatório. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Martins LMM. Ações educativas no pré-operatório: impacto sobre a dor e a analgesia no pós-operatório. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ]
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