Exportar registro bibliográfico

Ações educativas no pré-operatório: impacto sobre a dor e a analgesia no pós-operatório (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: MARTINS, LUCIANA MONTEIRO MENDES - EE
  • Unidade: EE
  • Sigla do Departamento: ENC
  • Assuntos: DOR; EDUCAÇÃO DO PACIENTE; ANALGESIA; SATISFAÇÃO DO PACIENTE
  • Idioma: Português
  • Resumo: O estudo foi um ensaio clínico controlado e randomizado. Os objetivos foram avaliar os efeitos de uma intervenção educativa realizado no período pré-operatório sobre a dor e seu manejo no pós-operatório. Oitenta e nove doentes do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, submetidos a cirurgia ortopédica em membros inferiores, compuseram o grupo experimental (47 doentes) e controle (42 doentes). Os doentes do grupo experimental receberam no pré-operatório a orientação de rotina da instituição e orientação específica sobre dor e manejo, e os doentes do grupo controle, somente as orientações de rotina. Os doentes foram avaliados no primeiro e no segundo dia de pós-operatório e comparados quanto a intensidade dolorosa, o desconforto advindo da dor, a satisfação com a analgesia recebida, o número de solicitações analgésicas e o consumo de analgésicos complementares. Foram feitos testes estatísticos para verificar a presença de relações entre as variáveis e, em todos os testes, foi utilizado o nível de significância de 5%. Os doentes dos grupos controle e experimental foram considerados homogêneos quanto às variáveis sexo, idade, escolaridade, renda familiar, número de cirurgias anteriores no mesmo local do corpo, nível de ansiedade traço-estado e quanto à distribuição nos três protocolos analgésicos utilizados. Observou-se que os doentes do grupo experimental referiram dor menos intensa no primeiro(p=0,035) e no segundo dia de pós-operatório (p=0,005), menor desconforto causado pela dor no segundo dia de pós-operatório (p=0,005) e consumiram menor número de analgésicos complementares no segundo dia de pós-operatório (p=0,017). Não se observaram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos quanto a satisfação com a analgesia recebida e quanto ao número de solicitações analgésicas, nos dois dias de pós-operatório. As ações educativas no ) pré-operatório influíram no relato de dor, de desconforto e no consumo de analgésicos complementares no pós-operatório
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.04.2002

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MARTINS, Luciana Monteiro Mendes. Ações educativas no pré-operatório: impacto sobre a dor e a analgesia no pós-operatório. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Martins, L. M. M. (2002). Ações educativas no pré-operatório: impacto sobre a dor e a analgesia no pós-operatório (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Martins LMM. Ações educativas no pré-operatório: impacto sobre a dor e a analgesia no pós-operatório. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Martins LMM. Ações educativas no pré-operatório: impacto sobre a dor e a analgesia no pós-operatório. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024