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A morte e o morrer nas representações sociais dos alunos de curso de ensino médio em enfermagem (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: FIDELIS, WANIA MARIA ZANGIROLAMO - EE
  • Unidade: EE
  • Sigla do Departamento: ENP
  • Assuntos: ATITUDES FRENTE À MORTE; EMOÇÕES; PSICOLOGIA SOCIAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: A profissionalização na área de saúde está voltada para o encontro de caminhos que conduzam a uma melhor forma de viver, a ênfase está na vida. Porém a temática mais problematizada no cotidiano da enfermagem é o morrer. A equipe de saúde está cada vez mais se especializando para atuar em relação à doença, tentando garantir a vida, mas não havendo explicitamente preocupação com o enfrentamento da morte e do processo de morrer. O profissional de ensino médio é um agente imprescindível no processo de cuidar, sua formação técnica deve ser acrescida de reflexões e discussões sobre o enfrentamento da morte e do morrer. Este estudo tem o propósito de buscar subsídios que possam contribuir com a formação desses elementos da equipe de enfermagem. Esta pesquisa teve como objetivos: desvelar as representações sociais dos alunos do Curso de Ensino Médio de Enfermagem, acerca do processo da morte e do morrer e correlacionar essas representações com o cotidiano vivido durante o curso. A metodologia adotada foi qualitativa, tendo o referencial da Representação Social como suporte teórico. Foram entrevistadas 10 sujeitos, alunos de uma instituição de Ensino da cidade de São Paulo. A análise temática foi o recurso para o entendimento das falas. Cinco categorias foram delineadas com algumas temas: 1) a morte não é o fim; 2) representações em relações à morte e o morrer de familiares e amigos (abrir o chão: vazio e saudade; impotência e culpa - impossível impedir a finitude e aperda; compartilhar os últimos momentos; finalização do sofrimento); 3) representações em relações à morte e o morrer de pacientes (perda, tristeza, saudade - impotência, fracasso; culpa: poderia ter feito mais?; buscar explicações); 4) aspectos éticos; 5) religiosidade. A representação dos sujeitos desta pesquisa acerca da morte e do morrer fica caracterizada como onipotência 'versus' impotência, numa conotação de poder e fracasso. Esta representação (continuação) está ancorada na onipotência do cuidado, um cuidado entendido como ilimitado
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.03.2002

  • Como citar
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    • ABNT

      FIDELIS, Wania Maria Zangirolamo. A morte e o morrer nas representações sociais dos alunos de curso de ensino médio em enfermagem. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Fidelis, W. M. Z. (2002). A morte e o morrer nas representações sociais dos alunos de curso de ensino médio em enfermagem (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Fidelis WMZ. A morte e o morrer nas representações sociais dos alunos de curso de ensino médio em enfermagem. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Fidelis WMZ. A morte e o morrer nas representações sociais dos alunos de curso de ensino médio em enfermagem. 2002 ;[citado 2024 abr. 23 ]

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