Exportar registro bibliográfico

Roteiro de leitura: reflexões sobre um caminho para a aula de leitura e compreensão de textos (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: LIMA, GISELA PINHEIRO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLL
  • Assuntos: LEITURA (ANÁLISE;ESTUDO E ENSINO); ENSINO FUNDAMENTAL (ANÁLISE DO DISCURSO;TEORIA); COMPREENSÃO DA LEITURA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre os roteiros de leitura utilizados na escola, discutindo sua validade, sua natureza e seu funcionamento. O ponto de partida é o estudo das questões que normalmente acompanham textos oferecidos para leitura em sala de aula, considerando as dificuldades que normalmente se apresentam tanto para sua formulação quanto para sua leitura. Tal reflexão foi feita a partir da análise qualitativa e longitudinal de textos roteirizados, trabalhados em sala de aula por duas crianças, colegas de classe no Ensino Fundamental, 1ª a 3ª séries (1995 a 1997), em uma escola particular de São Paulo - Capital . O suporte teórico para a análise encontra seus fundamentos nas teorias do discurso e do texto, na teoria da leitura, na teoria da aprendizagem e na psicolingüística aplicada ao ensino. Esses fundamentos norteiam a construção de uma tipologia de questões para análise do material colhido em sala de aula e organizam a reflexão sobre a problemática que envolve o roteiro de leitura. Concluímos que o roteiro de leitura bem produzido é um excelente instrumento para aulas de leitura, desde que não seja o único a ser utilizado. Por roteiro bem produzido entendemos aquele que é articulado e equilibrado no seu papel de "iluminador" de aspectos do texto que, sozinho, o leitor aprendiz não perceberia; primordialmente, é aquele que respeita o texto e o leitor
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.06.2002

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LIMA, Gisela Pinheiro. Roteiro de leitura: reflexões sobre um caminho para a aula de leitura e compreensão de textos. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Lima, G. P. (2002). Roteiro de leitura: reflexões sobre um caminho para a aula de leitura e compreensão de textos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Lima GP. Roteiro de leitura: reflexões sobre um caminho para a aula de leitura e compreensão de textos. 2002 ;[citado 2024 abr. 20 ]
    • Vancouver

      Lima GP. Roteiro de leitura: reflexões sobre um caminho para a aula de leitura e compreensão de textos. 2002 ;[citado 2024 abr. 20 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024