A interação verbal em sala de aula: relações sociointeracionais (2002)
- Autores:
- Autor USP: GOZZI, LENI MARIA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLC
- Assuntos: INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO; COMUNICAÇÃO VERBAL
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa pretende verificar como flui a interação entre professor e alunos em sala de aula. A proposta é apresentar dados que possibilitem uma "leitura" sobre o texto falado construído conjuntamente por professor e alunos em aula. Para tanto, dispomos de cinco aulas de ensino fundamental, médio e normal, gravadas em áudio. Primeiramente, optamos por tecer comentários sobre a própria relação que se estabelece entre quatro paredes, dando espaço, em alguns casos, para "brincadeiras", momentos de descontração, etc., entre professor/alunos. Também vemos quais os mecanismos que o professor utiliza para buscar a atenção dos alunos. Posteriormente, fazemos alguns comentários sobre a preservação das faces. E também observamos os turnos, nossa preocupação está centrada na alternância deles, com a finalidade de verificar quem detém os turnos por mais tempo e se a relação ensino/aprendizagem está presente com a mudança de locutores. Finalmente, enfocamos o fenômeno da repetição como recurso didático-pedagógico, pois constatamos que a utilização desse recurso em sala de aula é bastante positiva
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.04.2002
-
ABNT
GOZZI, Leni Maria. A interação verbal em sala de aula: relações sociointeracionais. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Gozzi, L. M. (2002). A interação verbal em sala de aula: relações sociointeracionais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Gozzi LM. A interação verbal em sala de aula: relações sociointeracionais. 2002 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Gozzi LM. A interação verbal em sala de aula: relações sociointeracionais. 2002 ;[citado 2024 mar. 29 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas