O corpo sonoro: um estudo antropológico dos discursos e do uso de música nas práticas neo-esotéricas na cidade de São Paulo (2002)
- Autores:
- Autor USP: CAPUCHINHO, ADRIANA CARVALHO - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLA
- Assunto: MÚSICA RELIGIOSA
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo um recorte particular no panorama da música: trata-se daquelas modalidades musicais associadas ao conjunto de crenças, práticas, terapias e rituais agrupadas sob a denominação de místicas, "esotéricas", "holísticas", e que incluem, entre outros, os estilos conhecidos como "world music" e "new age music". O ato de ouvir música possui um caráter específico no universo neo-esotérico, pois, utilizando todas as facilidades proporcionadas pelas novas tecnologias de produção, gravação e distribuição de música, pretende recuperar a contemplação e também a participação do ouvinte na música com o intuito de resgatar seus supostos princípios de organização do mundo natural e social, e especialmente seu poder curativo
- Imprenta:
- Data da defesa: 04.04.2002
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ABNT
CAPUCHINHO, Adriana Carvalho. O corpo sonoro: um estudo antropológico dos discursos e do uso de música nas práticas neo-esotéricas na cidade de São Paulo. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Capuchinho, A. C. (2002). O corpo sonoro: um estudo antropológico dos discursos e do uso de música nas práticas neo-esotéricas na cidade de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Capuchinho AC. O corpo sonoro: um estudo antropológico dos discursos e do uso de música nas práticas neo-esotéricas na cidade de São Paulo. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Capuchinho AC. O corpo sonoro: um estudo antropológico dos discursos e do uso de música nas práticas neo-esotéricas na cidade de São Paulo. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ]
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