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Influência das barras estabilizadoras na inclinação lateral e na distribuição de carga em um ônibus com três eixos (2001)

  • Authors:
  • Autor USP: VARGAS, VALTER MARTINS DE - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PEF
  • Subjects: BARRA ESTABILIZADORA; ÔNIBUS
  • Language: Português
  • Abstract: Apresentamos nesta pesquisa um modelo físico-matemático para avaliar a influência das barras estabilizadoras no ângulo de inclinação lateral (roll) e na distribuição das cargas sobre os eixos de um veículo de transporte coletivo com três eixos, submetido à ação de um momento de tombamento (roll moment). As funções básicas de uma suspensão e seus componentes são relatadas de forma genérica, situando a barra estabilizadora nesse contexto. Apresentamos alguns conceitos da engenharia automobilística, imprescindíveis para o desenvolvimento deste trabalho: o significado de centro instantâneo de rotação (roll center) e eixo de rolamento (roll axis). Incluímos, ainda, a metodologia para sua caracterização nos principais modelos de suspensões. Discorremos sobre o estágio atual da literatura técnica dedicada ao estudo da barra estabilizadora. Propusemos as hipóteses físico-matemáticas que simplificam a modelagem de alguns componentes, para que pudéssemos focar nossa pesquisa especificamente no comportamento da barra estabilizadora. A partir das hipóteses adotadas, considerando-se deformáveis somente as barras estabilizadoras e as molas pneumáticas, associadas "em paralelo", e avaliando-se as possibilidades de ocorrência ou não de uma torção linear do chassi, desenvolvemos um modelo físico-matemático de cada suspensão isolada e do veículo completo. Executamos uma simulação numérica selecionando um diâmetro para a barra estabilizadora do 1º eixo e limitando uma faixade possíveis valores para os diâmetros das barras estabilizadoras dos outros dois eixos, considerando as duas hipóteses de torção do chassi. Apresentamos, em forma de tabelas e gráficos, os resultados obtidos desta simulação: rigidez das suspensões, forças sobre os eixos, ângulos de inclinação lateral e posicionamento do eixo de rolamento. ) A partir destes dados, foram feitas comparações com resultados experimentais e oriundos de software simulador de sistemas mecânicos. Para algumas combinações de diâmetros, apresentamos também o mapa de distriuição das tensões resultantes, obtido por elementos finitos com o uso do software "NASTRAN", a partir de carregamento definido na simulação numérica
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.12.2001

  • How to cite
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    • ABNT

      VARGAS, Valter Martins de. Influência das barras estabilizadoras na inclinação lateral e na distribuição de carga em um ônibus com três eixos. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Vargas, V. M. de. (2001). Influência das barras estabilizadoras na inclinação lateral e na distribuição de carga em um ônibus com três eixos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Vargas VM de. Influência das barras estabilizadoras na inclinação lateral e na distribuição de carga em um ônibus com três eixos. 2001 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Vargas VM de. Influência das barras estabilizadoras na inclinação lateral e na distribuição de carga em um ônibus com três eixos. 2001 ;[citado 2024 abr. 16 ]

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