Adaptação brasileira do "International Dyslexia Test": perfil cognitivo de crianças com escrita pobre (2001)
- Authors:
- Autor USP: CAPOVILLA, FERNANDO CESAR - IP
- Unidade: IP
- Subjects: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; DISLEXIA; ESCRITA
- Language: Português
- Abstract: O International Dyslexia Test (IDT) avalia diferentes habilidades cognitivas relacionadas à aquisição de leitura e escrita, como consciência fonológica, processamento auditivo, processamento visual, velocidade de processamento, seqüenciamento, habilidades motoras, raciocínio e habilidades matemáticas. Ele já foi traduzido para diferentes línguas e é usado como instrumento para o diagnóstico da dislexia em uma série de países. Este estudo preliminar com alunos brasileiros de primeira série de escola pública, teve como objetivo adaptar o teste ao português brasileiro e verificar as habilidades cognitivas em que bons e maus leitores diferem. Os resultados mostraram que crianças com dificuldades de escrita tiveram desempenhos significativamente inferiores às crianças sem dificuldades de escrita em consciência fonológica, processamento auditivo, seqüenciamento e velocidade de processamento. Entretanto, seus escores foram semelhantes em habilidades motoras, processamento visual e habilidades aritméticas. Tais resultados são similares àqueles encontrados em outras ortografias alfabéticas, como o inglês e o alemão. Isto confirma a importância da consciência fonológica, do processamento auditivo e do seqüenciamento para a aquisição de leitura e escrita em ortografias que mapeiam a fala no nível fonêmico
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Temas sobre Desenvolvimento
- ISSN: 0103-7749
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 10, n. 57, p. 30-37, 2001
-
ABNT
CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra et al. Adaptação brasileira do "International Dyslexia Test": perfil cognitivo de crianças com escrita pobre. Temas sobre Desenvolvimento, v. 10, n. 57, p. 30-37, 2001Tradução . . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Capovilla, A. G. S., Smythe, I., Capovilla, F. C., & Everatt, J. (2001). Adaptação brasileira do "International Dyslexia Test": perfil cognitivo de crianças com escrita pobre. Temas sobre Desenvolvimento, 10( 57), 30-37. -
NLM
Capovilla AGS, Smythe I, Capovilla FC, Everatt J. Adaptação brasileira do "International Dyslexia Test": perfil cognitivo de crianças com escrita pobre. Temas sobre Desenvolvimento. 2001 ; 10( 57): 30-37.[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Capovilla AGS, Smythe I, Capovilla FC, Everatt J. Adaptação brasileira do "International Dyslexia Test": perfil cognitivo de crianças com escrita pobre. Temas sobre Desenvolvimento. 2001 ; 10( 57): 30-37.[citado 2024 mar. 28 ] - Problemas de aquisição de leitura e escrita: efdeitos de déficit de discriminação fonológica, velocodade de processamento e memória fonológica
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