Violência escolar: por um olhar diferenciado do problema no contexto escolar (2001)
- Autores:
- Autor USP: LARA, CELIA REGINA DE - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Assuntos: VIOLÊNCIA ESCOLAR; ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho propõe-se a tratar o problema da violência escolar através de um olhar diferenciado, apresentando aspectos históricos e sociológicos elegendo um indicador antropológico baseado numa nova visão de gestão e controle da violência. O trabalho foi desenvolvido com base num levantamento antropológico do cotidiano escolar a partir de vivências, representações e imaginário de grupos de alunos. Na operacionalização da pesquisa foram utilizadas duas escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, foi caracterizado o universo onde foram pesquisados os fatos, bem como os grupos envolvidos e, principalmente, as impressões obtidas através do contato direto com a situação estudada, localizando as zonas de conflitos que seriam responsáveis mais diretamente pela questão da violência, ou mais propriamente pelo ato agressivo. Foram utilizadas duas abordagens específicas que tratam dos aspectos profundos do imaginário: Gilbert Durand, com sua Teoria Antroplógica do Imaginário; e Yves Durand através da organização do teste AT9. Após estabelecida uma visão panorâmica da cultura escolar de ambas as Escolas, dentro de um caráter descritivo-analítico através de uma abordagem etnográfica descritiva obtiveram-se os padrões comuns no processo de estruturação do universo escolar das duas escolas pesquisadas. Os valores, representações e as crenças forneceram indicativos da cultura e as aspirações presentes nos grupos. Para estabelecer a relação entre o individuale o grupal utilizou-se a Teoria do Imaginário estruturada através do Teste Projetivo AT 9. O resultado obtido, após análise dos protocolos realizados por professores e alunos das escolas pesquisadas, indicam um estado de saúde mental, no que tange o imaginário grupal, que não justifica o tipo de violência ocorrente nas escolas. Os indicativos obtidos permitiram concluir que a violência tida como nefasta pode, no entanto, assumir uma dinâmica ) criadora desde que aliada ao rito cotidiano e aos legítimos acordos sociais realizados entre as redes de relações grupais considerando sua necessidade de expressar-se através de rituais orgiásticos que acabam funcionando como suporte ao bem estar comum
- Imprenta:
- Data da defesa: 27.11.2001
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ABNT
LARA, Célia Regina de. Violência escolar: por um olhar diferenciado do problema no contexto escolar. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Lara, C. R. de. (2001). Violência escolar: por um olhar diferenciado do problema no contexto escolar (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Lara CR de. Violência escolar: por um olhar diferenciado do problema no contexto escolar. 2001 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Lara CR de. Violência escolar: por um olhar diferenciado do problema no contexto escolar. 2001 ;[citado 2024 mar. 28 ]
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