Exportar registro bibliográfico

A prática e os saberes docentes na voz de professores do ensino fundamental na travessia das reformas educacionais (2001)

  • Authors:
  • Autor USP: BARCELOS, NORA NEY SANTOS - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL; REFORMA DO ENSINO
  • Language: Português
  • Abstract: Este estudo busca investigar 'in locus' os Saberes Docentes em tempos de Reformas Educacionais em Minas Gerais que privilegiam a organização do ensino fundamental em três ciclos, a avaliação por conceito e pelo sistema de progressão continuada e o ensino pelo método de projeto. Tem como procedimento metodológico a Assessoria Pedagógica e a coleta de História de Vida e como objetivos: - desvelar a escola, focalizando as ações educativas que fizeram parte de sua vida no início da pesquisa; - conhecer como os professores conduzem sua Prática Docente no cotidiano, quais são seus Saberes Docentes e como são (re)construídos e, averiguar de que forma a escola consegue ser um espaço de formação 'in locus', quando existe uma meta pedagógica coletiva e integrada. A pesquisa, realizada numa escola Pública de Ensino Fundamental de 1999 a 2001, aos poucos configurou-se como Pesquisa-Ação-Colaborativa-Emancipatória ao focalizar a construção e o desenvolvimento de um Projeto Pedagógico Transversal-Pluritemático. Nesse sentido, a investigação compreende dois procedimentos metodológicas de coleta de dados, em razão dos objetivos propostos: o primeiro, a Assessoria Pedagógica para vinte e quatro professores do 2º e 3º anos do ciclo intermediário e do 1º e 2º anos do ciclo avançado, permitiu à pesquisadora realizar observação, inserção, troca e intervenção metodológica no sentido de compreender os motivos dos conflitos cotidianos, para introduzir no currículo desta escola oMétodo de Projeto e averiguar o comportamento dos professores diante de tal proposta; o segundo, a História de Vida, com quatro professoras da amostra anterior, possibilitou averiguar o conhecimento construído pelas professoras na Prática e como as Teorias articulam com este conhecimento no processo de (re)construção dos Saberes Docentes
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.11.2001

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BARCELOS, Nora Ney Santos. A prática e os saberes docentes na voz de professores do ensino fundamental na travessia das reformas educacionais. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Barcelos, N. N. S. (2001). A prática e os saberes docentes na voz de professores do ensino fundamental na travessia das reformas educacionais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Barcelos NNS. A prática e os saberes docentes na voz de professores do ensino fundamental na travessia das reformas educacionais. 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Barcelos NNS. A prática e os saberes docentes na voz de professores do ensino fundamental na travessia das reformas educacionais. 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024