A prática e os saberes docentes na voz de professores do ensino fundamental na travessia das reformas educacionais (2001)
- Authors:
- Autor USP: BARCELOS, NORA NEY SANTOS - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL; REFORMA DO ENSINO
- Language: Português
- Abstract: Este estudo busca investigar 'in locus' os Saberes Docentes em tempos de Reformas Educacionais em Minas Gerais que privilegiam a organização do ensino fundamental em três ciclos, a avaliação por conceito e pelo sistema de progressão continuada e o ensino pelo método de projeto. Tem como procedimento metodológico a Assessoria Pedagógica e a coleta de História de Vida e como objetivos: - desvelar a escola, focalizando as ações educativas que fizeram parte de sua vida no início da pesquisa; - conhecer como os professores conduzem sua Prática Docente no cotidiano, quais são seus Saberes Docentes e como são (re)construídos e, averiguar de que forma a escola consegue ser um espaço de formação 'in locus', quando existe uma meta pedagógica coletiva e integrada. A pesquisa, realizada numa escola Pública de Ensino Fundamental de 1999 a 2001, aos poucos configurou-se como Pesquisa-Ação-Colaborativa-Emancipatória ao focalizar a construção e o desenvolvimento de um Projeto Pedagógico Transversal-Pluritemático. Nesse sentido, a investigação compreende dois procedimentos metodológicas de coleta de dados, em razão dos objetivos propostos: o primeiro, a Assessoria Pedagógica para vinte e quatro professores do 2º e 3º anos do ciclo intermediário e do 1º e 2º anos do ciclo avançado, permitiu à pesquisadora realizar observação, inserção, troca e intervenção metodológica no sentido de compreender os motivos dos conflitos cotidianos, para introduzir no currículo desta escola oMétodo de Projeto e averiguar o comportamento dos professores diante de tal proposta; o segundo, a História de Vida, com quatro professoras da amostra anterior, possibilitou averiguar o conhecimento construído pelas professoras na Prática e como as Teorias articulam com este conhecimento no processo de (re)construção dos Saberes Docentes
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.11.2001
-
ABNT
BARCELOS, Nora Ney Santos. A prática e os saberes docentes na voz de professores do ensino fundamental na travessia das reformas educacionais. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Barcelos, N. N. S. (2001). A prática e os saberes docentes na voz de professores do ensino fundamental na travessia das reformas educacionais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Barcelos NNS. A prática e os saberes docentes na voz de professores do ensino fundamental na travessia das reformas educacionais. 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Barcelos NNS. A prática e os saberes docentes na voz de professores do ensino fundamental na travessia das reformas educacionais. 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas