Uma narrativa foucaultiano-institucional dos processos de exclusão escolar (2001)
- Authors:
- Autor USP: RIBEIRO, CINTYA REGINA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Subjects: DISCRIMINAÇÃO SOCIAL; PRÁTICA DE ENSINO
- Language: Português
- Abstract: Este estudo trata do tema da exclusão escolar, numa perspectiva histórico-institucional. A questão que conduziu a pesquisa foi: quais os modos de relação institucional que, constitutivos das próprias práticas escolares, findariam por produzir os movimentos da exclusão escolar? A pesquisa é orientada a partir de uma abordagem foucaultiano-institucional, a qual se configura por meio da interlocução entre o legado de Michel Foucault e a referência teórico-metodológica da psicologia institucional proposta por Guirado (1987, 1995, 2000) e Aquino (1996, 2000). Tendo por pressuposto que as próprias condições institucionais são suporte dos processos de exclusão, e compreendendo-os como os diferentes modos de comprometimento da qualidade dos vínculos institucionais escolares, busca-se analisar de que modo os dispositivos escolares (re)produzem modos específicos de objetivação e de subjetivação, por meio da articulação entre poder, saber e verdade no cotidiano das escolas. A análise dos dados incide sobre registros documentais e relatos de ex-alunos que vivenciaram modos diferenciados de exclusão escolar na escola pública brasileira, no período compreendido pelas décadas de 1960, 1970 e 1980. A análise dos registros escolares permitiu reconstruir os modos por meio dos quais as práticas escolares conduzem à (re)produção dos alunos como "casos", configurando assim o lugar institucional da exclusão escolar
- Imprenta:
- Data da defesa: 28.09.2001
-
ABNT
RIBEIRO, Cintya Regina. Uma narrativa foucaultiano-institucional dos processos de exclusão escolar. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Ribeiro, C. R. (2001). Uma narrativa foucaultiano-institucional dos processos de exclusão escolar (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Ribeiro CR. Uma narrativa foucaultiano-institucional dos processos de exclusão escolar. 2001 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Ribeiro CR. Uma narrativa foucaultiano-institucional dos processos de exclusão escolar. 2001 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Publicação virtual: cultura e extensão na FE-USP
- Das missivas aos modos: experimentação e prudência como ethos de pesquisa
- Cultura e identidade em tempos pós-modernos
- A arte da desaparição como experimentação tateante de pensamento: contribuições à pesquisa educacional
- “Modos de existência” como dispositivo teórico-conceitual: contribuições de Michel Foucault e Étienne Souriau à pesquisa educacional
- Pensamento e educação: dobras foucaultianas
- Poéticas do contingente: alguns ensaios em meio à docência
- Escolas e problemas: uma política vitalista
- A experiência do pensamento em Michel Foucault: conversações com o campo educacional
- 1984: nas dobras do pensável
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas