O impresso como estratégia de formação de professores(as) e de conformação do campo pedagógico em Minas Gerais: o caso da Revista do Ensino (1925-1940) (2001)
- Autores:
- Autor USP: BICCAS, MAURILANE DE SOUZA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Assuntos: HISTORIA DA EDUCAÇÃO; PERIÓDICOS (ESTUDO E ENSINO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender e analisar o impresso pedagógico oficial Revista do Ensino, como estratégia de formação de professores(as) e de conformação do campo pedagógico em Minas Gerais, no período de 1925 a 1940. Nesse sentido buscou-se evidenciar as motivações que levaram os responsáveis pela educação naquele estado a criá-la, destacando-se sua origem, interrupções e reativações na sua circulação e diferentes propostas editoriais. Foram descritos e analisados aspectos da materialidade da Revista do Ensino. A pesquisa se apoiou em três elementos distintos, mas articulados: a Revista do Ensino como suporte de texto; os próprios textos que veicula e a sua apropriação nas práticas. Neste último aspecto enfocam-se os discursos produzidos a partir dos sentidos e deslocamentos provocados pelo ato da leitura, no qual a forma do impresso e a forma que o texto nele assume exercem uma função fundamental. A Revista do Ensino foi ainda analisada como estratégia de formação de professores, considerando as suas próprias condições de produção e de utilização, dirigidas a modelar as leituras e as práticas dos professores mineiros
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.12.2001
-
ABNT
BICCAS, Maurilane de Souza. O impresso como estratégia de formação de professores(as) e de conformação do campo pedagógico em Minas Gerais: o caso da Revista do Ensino (1925-1940). 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Biccas, M. de S. (2001). O impresso como estratégia de formação de professores(as) e de conformação do campo pedagógico em Minas Gerais: o caso da Revista do Ensino (1925-1940) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Biccas M de S. O impresso como estratégia de formação de professores(as) e de conformação do campo pedagógico em Minas Gerais: o caso da Revista do Ensino (1925-1940). 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Biccas M de S. O impresso como estratégia de formação de professores(as) e de conformação do campo pedagógico em Minas Gerais: o caso da Revista do Ensino (1925-1940). 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ] - A história da escolarização de adolescentes e adultos no Brasil (1870- 1950)
- O impresso como estratégia de formação: Revista de Ensino de Minas Gerais (1925-1940)
- A escolarização de adolescentes e adultos no oitocentos brasileiro: a Loja Maçônica Independência e a aula do português Valentim José da Silveira Lopes (1874-1888)
- As estatísticas educacionais brasileiras: um projeto e um homem. [Prefácio]
- O risco da palavra
- Pesquisadores e especialistas enaltecem a história de pessoas negras na educação brasileira [Depoimento a Camilly Rosaboni]: Iniciativa explora pesquisas feitas na USP e analisa as políticas públicas de inclusão da população negra na educação brasileira
- História social da educação no Brasil (1926-1996)
- Iniciativas católicas de alfabetização de meninos(as) operárias na 1a. República: o caso das escolas populares (1910-1926)
- Ciclo III EJA na Rede Municipal de Guarulhos: uma análise da inserção do eixo temático de natureza e sociedade na grade curricular
- Escolas populares (1910-1926): iniciativas católicas na 1ª República paulista
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas