Reforma curricular no ensino médico: estudo de caso de uma escola de medicina (2001)
- Authors:
- Autor USP: PONTES, REGINA HELENA PETRONI - FSP
- Unidade: FSP
- Sigla do Departamento: HSP
- DOI: 10.11606/T.6.2020.tde-17032020-174847
- Subjects: CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO MÉDICA; MÉXICO
- Language: Português
- Abstract: Identifica, analisa e sintetiza princípios, conceitos e práticas em educação médica em uma Escola de Medicina com um currículo baseado em problemas orientado para a comunidade, através do estudo da reforma curricular da Escola de Medicina da Universidade do Novo México. Métodos: Foi realizado um estudo de caso que inclui observação participantes, análise documental e entrevistas com professores e administradores. As observações incluíram múltiplas sessões tutoriais com alunos, seminários de docentes, oficinas de trabalho e reuniões de planejamento. Foram analisados documentos do currículo e da política institucional, além da revisão de publicações. Resultados: São utilizadas múltiplas abordagens pedagógicas na Escola de Medicina da Universidade do Novo México. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um fator significante na aprendizagem e na construção do conhecimento dos alunos. A exposição precoce à prática e a educação orientada à comunidade são fundamentais para a reforma curricular realizada. A avaliação dos alunos é parte importante da aprendizagem e é um processo constante ao longo do currículo. Um componente fundamental da abordagem pedagógica empregada é a necessidade de desenvolver as habilidades educativas dos professores.Várias estratégias diferentes são usadas na educação e desenvolvimento de liderança entre professores, incluindo reuniões semanais para discussão dos tutoriais, reuniões especiais de diálogo entre os tutores, treinamentos de habilidades, revisão de questões relativas à prática e à avaliação, revisão anual da educação, reuniões mensais de implementação de currículo, reunião do grupo de políticas educacionais e realimentação freqüente dos alunos sobre suas experiências de aprendizagem. Todos esses elementos são essenciais para a implementação e melhoria do processo educacional. Conclusões: A aprendizagem ativa centrada no aluno e realizada em pequenos grupos, a experiência ) precoce supervisionada em cuidados primários na comunidade, a Aprendizagem Baseada em Problemas e a integração das ciências básicas e clínicas (via ABP) são significantes contribuições na educação dos alunos de medicina. O desenvolvimento dos professores em métodos educacionais contemporâneos e o trabalho dos comitês na integração do currículo são aspectos fundamentais no planejamento, desenvolvimento e implementação do currículo de educação médica.
- Imprenta:
- Data da defesa: 10.12.2001
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- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
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ABNT
PONTES, Regina Helena Petroni. Reforma curricular no ensino médico: estudo de caso de uma escola de medicina. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-17032020-174847. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Pontes, R. H. P. (2001). Reforma curricular no ensino médico: estudo de caso de uma escola de medicina (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-17032020-174847 -
NLM
Pontes RHP. Reforma curricular no ensino médico: estudo de caso de uma escola de medicina [Internet]. 2001 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-17032020-174847 -
Vancouver
Pontes RHP. Reforma curricular no ensino médico: estudo de caso de uma escola de medicina [Internet]. 2001 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-17032020-174847
Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2020.tde-17032020-174847 (Fonte: oaDOI API)
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