Exportar registro bibliográfico

O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de engenharia de transportes (2001)

  • Autores:
  • Autor USP: SOUZA, LAURA SALIME HAGE DE - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Assuntos: INTERNET; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; ENSINO E APRENDIZAGEM; CURSO DE GRADUAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo deste trabalho é utilizar parcela do potencial da Internet como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, através do emprego efetivo de alguns de seus recursos e posterior avaliação dos resultados obtidos em disciplina específica de Engenharia de Transportes. Para introduzir e avaliar a abordagem aqui proposta foi selecionada a disciplina STT403 - Aeroportos, Portos e Vias Navegáveis, oferecida pelo Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, que é ministrada dentro do curso de graduação em Engenharia Civil. A parte da disciplina relativa a Portos e Vias Navegáveis, que tem cunho predominante informativo, foi adapatada para um método de ensino à distância, neste caso semiempresarial, ou seja, as aulas expositivas tradicionais não foram supridas. Na abordagem aqui proposta as aulas foram ministradas em sala de aula e um material confeccionado pelos alunos com auxílio do professor foi disponibilizado na Internet, para que posteriormente os demais alunos pudessem consultá-lo. As dúvidas daí resultantes foram sanadas tanto em sala de aula como em consulta direta ao docente. Além das pesquisas realizadas pelos alunos, testes, bibliotecas, agenda e o desempenho individual de cada aluno também foram colocados à disposição no ambiente computacional para auxuliá-los na construção do conhecimento. A adaptação da disciplina a este novo método de ensino foi feita com o ambienteWebCT, sistema de gerenciamento de educação à distância, que pode ser utilizado pelos professores da USP para disponibilizarem seus cursos e/ou disciplinas na Internet há alguns anos. Esta ferramenta, que foi concebida por uma universidade canadense para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, possui rotinas desenvolvidas especificamente para estimular a interação entre professor-aluno e entre os próprios alunos. ) Os resultados observados se constituem em fortes evidências de que a educação à distância, baseada na Internet, pode vir a ser uma estratégia efetiva na oferta de cursos para estudantes de engenharia, engenheiros e profissionais da área tecnológica, em larga escala e sem comprometimento da qualidade. A avaliação dos resultados obtidos permite afirmar, no mínimo: que o índice de satisfação com o curso por parte dos alunos com relação aos aspectos analisados pode ser considerado razoável e que a abordagem parece promissora
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.10.2001
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SOUZA, Laura Salime Hage de. O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de engenharia de transportes. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-06022002-205136/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Souza, L. S. H. de. (2001). O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de engenharia de transportes (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-06022002-205136/
    • NLM

      Souza LSH de. O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de engenharia de transportes [Internet]. 2001 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-06022002-205136/
    • Vancouver

      Souza LSH de. O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de engenharia de transportes [Internet]. 2001 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-06022002-205136/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024