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Análise dinâmica de um veículo rodoviário sob vibrações aleatórias devidas às irregularidades de uma pista (2001)

  • Autores:
  • Autor USP: COLOMBO, ADELAIR LINO - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PEF
  • Assuntos: DINÂMICA DAS ESTRUTURAS; MODELOS MATEMÁTICOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: A dissertação visa estudar alguns aspectos da dinâmica de uma classe de veículos rodoviários destinados ao transporte de cargas leves. Em particular, pesquisa-se a resposta às excitações provenientes das irregularidades dos pisos. Trata-se de assunto relevante dentro do panorama nacional. A indústria automobilística brasileira tem sua tecnologia quase toda importada das matrizes das multinacionais que controlam a maior parte das empresas da área. Um setor, entretanto, é bem nacional: o das carrocerias de veículos de carga e transporte de massa. Este carece de maiores investimentos em pesquisa e fixação de tecnologia. Para este trabalho, o veículo em questão é modelado como um sistema de massas concentradas de 7 graus de liberdade: as duas rodas das suspensões dianteiras independentes, os dois graus de liberdade do eixo rígido traseiro e os três da massa suspensa do veículo. Suas equações do movimento, lineares, dado a hipótese adotada de pequenos deslocamentos, são deduzidas por meio das Equações de Lagrange. A seguir, determinam-se suas freqüências e respectivos modos de vibração livre não amortecida. A excitação de suportes, devida às irregularidades das pistas de rolamento, é de natureza aleatória. Adota-se, neste trabalho, um aspecto de potências que contemple o perfil aleatório de uma pista. Por meio da teoria da dinâmica estocástica de estruturas, obtém-se espectros de resposta, com os quais se podem fazer inferências sobre o comportamento do veículo.Parte-se, daí em diante, para um processo de melhoria do desempenho do veículo pela variação dos parâmetros da suspensão
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.09.2001

  • Como citar
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    • ABNT

      COLOMBO, Adelair Lino. Análise dinâmica de um veículo rodoviário sob vibrações aleatórias devidas às irregularidades de uma pista. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Colombo, A. L. (2001). Análise dinâmica de um veículo rodoviário sob vibrações aleatórias devidas às irregularidades de uma pista (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Colombo AL. Análise dinâmica de um veículo rodoviário sob vibrações aleatórias devidas às irregularidades de uma pista. 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Colombo AL. Análise dinâmica de um veículo rodoviário sob vibrações aleatórias devidas às irregularidades de uma pista. 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ]

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