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Um estudo sobre a mestria: a figura do mestre no Emílio de Rousseau (2001)

  • Autores:
  • Autor USP: DOZOL, MARLENE DE SOUZA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Assuntos: PROFESSORES; FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Nesta tese, a figura do mestre é examinada sob as luzes de três categorias: formação, autoridade e sedução, cujo valor heurístico é explorado a seguir na obra Emílio ou Da Educação (1762), do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). A discussão em torno de tais categorias busca iluminar o tema da mestria do ponto de vista de uma composição filosófico-educacional que atribua à figura do mestre alguma consistência conceitual a partir de uma análise crítica da articulação entre autoridade e sedução pedagógica, em função de determinados horizontes formativos. O cotejo pretendido serve ao objetivo de ilustrar o valor heurístico das categorias eleitas para revelar a configuração de mestre, presente numa pedagogia - rousseauniana- que, sabidamente, reconhece a singularidade infantil como uma variável das mais relavantes na constituição do seu método. Tal empresa tornou-se possível porque privilegiamos a figura de mestre sem nunca dispensar a figura do discípulo como seu complemento. É essa complementaridade que inspira o delineamento de horizontes formativos e o uso, da parte do mestre, da autoridade e da sedução no processo pedagógico. Noutras palavras, é o discípulo quem, em sua particularidade, definidas por fases de desenvolvimeto bem marcadas, irá revelar as qualidades daquele que o educa. Mas, longe de incrementar o fenômeno de rarefação da figura do mestre, Rousseau afirma e dignifica essa figura, atribuindo-lhe a função principal de conduzir, firmee habilmente, o processo educativo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.08.2001

  • Como citar
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    • ABNT

      DOZOL, Marlene de Souza. Um estudo sobre a mestria: a figura do mestre no Emílio de Rousseau. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Dozol, M. de S. (2001). Um estudo sobre a mestria: a figura do mestre no Emílio de Rousseau (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Dozol M de S. Um estudo sobre a mestria: a figura do mestre no Emílio de Rousseau. 2001 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Dozol M de S. Um estudo sobre a mestria: a figura do mestre no Emílio de Rousseau. 2001 ;[citado 2024 abr. 24 ]

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