Clube de Ciências e Cultura: uma alternativa para a alfabetização em ciências e saúde (2001)
- Autores:
- Autor USP: OLIVEIRA, MARIA AUGUSTA CABRAL DE - FSP
- Unidade: FSP
- Sigla do Departamento: HSP
- DOI: 10.11606/T.6.2020.tde-25032020-130434
- Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; PROMOÇÃO DA SAÚDE; ENSINO; PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA; ÁREAS DE POBREZA
- Idioma: Português
- Resumo: A educação tem sido definida como uma das formas mais eficientes de promover o desenvolvimento individual. Ela pode ter lugar tanto no âmbito escolar como fora dele, caracterizando, respectivamente, as chamadas educação formal e não formal. Os Clubes de Ciências constituem um exemplo típico de espaço não-formal para ensino e aprendizagem, congregando educandos de forma sistemática e permanente. Nele têm lugar ações educativas voltadas não só para a aquisição e ampliação de conhecimentos, que fazem parte da cultura científica, como também para a formação e desenvolvimento das potencialidades de seus participantes. Assim, através dos objetivos e estratégicas traçadas, o clube permite desenvolver e completar a formação dos educandos de maneira socializada, tanto no aspecto pessoal como social e, inclusive, de cidadania. Por trabalhar não só informações mas também habilidades e atitudes, favorece o desenvolvimento de competências. No clube, sob orientação do professor/orientador, educandos de diferentes idades e bagagens organizam e conduzem pequenos projetos educativos sobre os mais variados temas escolhidos segundo os interesses e motivações do grupo, dividindo um espaço democrático, participando do encaminhamento e execução de tarefas, intercambiando idéias e construindo conhecimento. Este trabalho se propôs através de uma abordagem metodológica qualitativa, aplicar, estudar e avaliar um modelo educativo de Clube de Ciência e Cultura.Esse foi voltado para a alfabetização em ciências e saúde, de crianças de sete a onze anos, que freqüentavam o Centro Comunitário Santa Cruz e que eram moradoras da Favela Vila Nova Jaguaré, em São Paulo, capital. O programa aplicado, tendo como tema gerador "Alimentos e Nutrição", permitiu, além dos vários trabalhos desenvolvidos, a implantação de uma horta na comunidade. Utilizando estratégicas metodológicas como observação direta, entrevistas e aplicação de questionários, ) verificou-se a atuação efetiva do Clube na sua proposta educativa, com apreensão de conteúdo e desenvolvimento de atitudes pelos educandos, indicando ser este um modelo adequado para intervenções educacionais, promovendo saúde e cidadania. O programa foi considerado um sucesso por vários segmentos da comunidade e pelos indicadores escolhidos para análise, como indica sua continuidade após o encerramento do período definido para a realização deste estudo, no primeiro semestre de 2000.
- Imprenta:
- Data da defesa: 04.09.2001
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- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
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ABNT
OLIVEIRA, Maria Augusta Cabral de. Clube de Ciências e Cultura: uma alternativa para a alfabetização em ciências e saúde. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-25032020-130434. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Oliveira, M. A. C. de. (2001). Clube de Ciências e Cultura: uma alternativa para a alfabetização em ciências e saúde (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-25032020-130434 -
NLM
Oliveira MAC de. Clube de Ciências e Cultura: uma alternativa para a alfabetização em ciências e saúde [Internet]. 2001 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-25032020-130434 -
Vancouver
Oliveira MAC de. Clube de Ciências e Cultura: uma alternativa para a alfabetização em ciências e saúde [Internet]. 2001 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-25032020-130434
Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2020.tde-25032020-130434 (Fonte: oaDOI API)
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